24 JUN 2014
UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA FICA EM OURINHOS ATÉ ESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 30

A Unidade Móvel de Mamografia do Programa Mulheres de Peito da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que está em Ourinhos desde o início da 48ª FAPI, continua na cidade, na Praça Mello Peixoto e estará à disposição das mulheres até esta segunda-feira, dia 30, para realização de exames preventivos de mamografia.

Podem fazer o exame preventivo de mamografia as mulheres com idades entre 50 e 69. O programa objetiva também promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

A Unidade Móvel de Mamografia do Programa Mulheres de Peito foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que prontamente atendeu ao pedido da prefeitura.

“Ficamos muito satisfeitos com a conquista e agradecemos ao Governo do Estado pela grande iniciativa. Espero que nossas mulheres aproveitem a oportunidade e façam exames preventivos. Com certeza muitas vidas poderão ser salvas”, ressalta a prefeita Belkis Fernandes.

A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, o veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. A unidade móvel contará com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

No interior das carretas as mulheres poderão fazer exames de mamografia e as imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista.

As pacientes com indicação de Bi-Rads IV (sistema de uniformização e padronização dos laudos de mamografia) em diante são direcionadas para consulta direta com o mastologista e o agendamento é feito pela própria equipe da Unidade Móvel.

Os exames com Bi-Rads 0, são feitos os completos de magnificação, compressão e quando necessário exame de ultrassom na própria Unidade Móvel, caso seja preciso será realizado o PAAF (punção aspirativa por agulha fina).

O Secretário Municipal de Saúde André Mello ressaltou a importância da Unidade Móvel: "Temos a oportunidade de um serviço ágil e de excelência e um estímulo a possibilitar o rastreamento e a detecção precoce do câncer de mama, que tem alto índice de mortalidade. Sabido que quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento”.