O povo ourinhense já está respirando música. Desde o último sábado, o 14º Festival de Música iniciou suas atividades, que vem encantando a população. Neste ano, o evento homenageia Milton Nascimento e Cesar Guerra-Peixe.
A abertura foi marcada pelo espetáculo “Milton Ouro de Minas”. A Secretaria de Cultura elencou seus professores e alunos das escolas de música, dança e teatro e preparou um inédito musical envolvendo 200 artistas.
“Milton Ouro de Minas” teve como fio condutor a trajetória de vida de Milton, destacando algumas das canções marcantes. Márcio Borges, músico, letrista parceiro do homenageado, irmão de Lô Borges e integrante do “Clube da Esquina” estava presente no espetáculo e não conseguiu conter as lágrimas. “Foi uma das maiores emoções que tive em minha vida. Tenho que certeza que o Milton Nascimento está muito honrado, foi um filme de nossas vidas que se passou neste palco”, destacou Márcio Borges.
A prefeita Belkis Fernandes também esteve presente no espetáculo. “São 200 artistas reunidos, todos pratas da casa e isso é muito importante. Parabenizo os coordenadores, professores, e alunos das escolas de dança, música e teatro. Nossa cidade é privilegiada por possuir tantos talentos e com certeza continuaremos incentivando essas atividades. Tenho certeza que a população está aprovando toda a programação do Festival de Música e teremos ainda muitas atrações até o dia 26. Parabéns à Secretaria de Cultura, ao Secretário Fernando Cavezale, por mais esse belíssimo e importante evento”.
O Secretário Fernando Cavezale agradeceu o apoio e ressaltou a diversidade da programação do Festival. “Chegamos à 14ª edição do Festival de Música. É um evento pedagógico, com 36 cursos de instrumentos e práticas coletivas, que neste ano traz um elenco de professores de altíssimo nível. Além disso, estamos com uma programação artística muito interessante, que poderá ser apreciada todas as noites no Teatro Municipal”.
DOMINGO
No segundo dia do Festival, o público pode apreciar a palestra “Os sonhos não envelhecem”, que foi realizada na Praça das Artes do Espaço Cultural Luiz Carlos Eloy Junior (Casa dos Ingleses) e comandada por Márcio Borges.
Márcio contou ao público presente o contexto de realização de diversas letras de música feitas em parceria com Milton Nascimento. Após o bate-papo, foi apresentado um vídeo sobre a geração de músicos eternizada como “Clube da Esquina” e também realizou o lançamento de seu último livro “Clube da Esquina – 40 anos – O Livro”.
Também no domingo, a noite foi marcada com um inédito show de Lô Borges. Mais uma vez, o Teatro Municipal ficou lotado, com bilheteria esgotada.
PROGRAMAÇÃO
Na terça-feira, 22, os cursos continuam sendo ministrados no Centro Cultural Tom Jobim e também no colégio Super Ensino. À noite, às 21 horas, no Teatro Municipal, acontecerá apresentação com professores de metais, violão e canto, sendo que os ingressos devem ser retirados no Teatro e custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Vale ressaltar também que até a próxima sexta-feira, 25, acontecerão as famosas Canjas todas as noites, que estão sendo realizadas no Boteco Gorme (MPB e SAMBA) e na rua Paraná, 689 (Jazz).
Toda a programação do 14º Festival de Música pode ser conferida no sitewww.festivaldemusica.com.br