A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA) iniciou, na última semana, o serviço de orientação sobre o cadastro do SiCAR-SP (Sistema de Cadastro Ambiental Rural). Os primeiros proprietários de imóveis rurais já solicitaram auxílio da SMMAA.
Mário Sirso Leite foi o primeiro proprietário de imóvel rural de Ourinhos cadastrado no SiCAR-SP com o apoio da SMMAA. Ele realizou o cadastro de sua propriedade nesta quarta-feira, 20. "Sempre é bom ter quem auxilia os agricultores nessas questões burocráticas. Sozinho ia ser difícil fazer o cadastro", observou Mário.
“O SiCAR foi concebido para apoiar o CAR - Cadastro Ambiental Rural, cujo objetivo é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, o qual tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e combate ao desmatamento”, esclareceu Ronnie R. Campos, técnico responsável pelo setor de biodiversidade do Selo Verde Azul.
O prazo para a inscrição dos imóveis rurais é de um ano a partir de 06 de maio de 2014, conforme Instrução Normativa 02/2014, do Ministério do Meio Ambiente. Além disso, a partir de 28 de maio de 2017, estar cadastrado no sistema será obrigatório para a aquisição de crédito agrícola.
Dois técnicos da SMMAA estão disponíveis para orientar sobre o cadastro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h e localiza-se no Parque Olavo Ferreira de Sá, s/n, Vila Sândano. O telefone é o (14) 3302-4100.
PARA O CADASTRO SÃO NECESSÁRIOS:
Nome, CPF, RG, endereço, telefone e e-mail de todos os proprietários/posseiros;
Número do CIR (Cadastro de Imóvel Rural), para imóveis rurais; Número do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano),
para imóveis urbanos; Endereço da propriedade;
Área da propriedade, indicada na(s) matrícula(s) ou no documento de posse;
Documento de comprovação de propriedade ou posse.
FOTO: Com o auxílio técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Mário Sirso Leite (da direita) efetivou o cadastro de sua propriedade rural no SiCAR