A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Projeto Ademar Guerra – Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, realizará oficinas, workshops e apresentações de teatro no próximo final de semana, 30 e 31 de agosto.
Esta é mais uma iniciativa da pasta de Cultura para promover o intercâmbio cultural no município. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (14) 3302-3344 para efetuar suas inscrições nos workshops.
Entre os workshops oferecidos estão: Interpretação, inter-relações entre teatro e TV e Oficina Laboratório: O movimento do corpo e da voz em estado cênico. As oficinas serão realizadas no Centro Cultural Tom Jobim.
Além disso, o Teatro Municipal Miguel Cury também receberá
SÁBADO – 30/08 – 20H
Espetáculo: Angústia
O Grupo Menade e os Sátiros apresenta o espetáculo “Angústia”, que conta a história de dois seres, Iona Potapov e Seu Rocim. Um Homem e um Cavalo. Na cena, estão fincados no chão cobertos pela neve que os paralisam, a espera de passageiros que possam lhe render algum dinheiro para matarem a fome. Entre ambos o silêncio. O Cavalo observa seu dono imerso na dor pela perda do filho causada por uma febre. Estão a sós em meio ao caos. A narrativa fixa nos estados de alma dos dois personagens narradores, únicos. Nos apresenta um homem que tenta, a cada oportunidade, compartilhar a dor que lhe vai na alma. Ele precisa de alguém que o ouça. Ele precisa falar sobre a morte do filho. Mas ao seu lado, somente o cavalo, que enquanto mastiga, ouve tudo, paulatinamente.
FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO:
Autor: Anton Tchekhov
Dramaturgia: Cássio Pires
Direção: Denilson Biguete
Concepção de Luz: Denilson Biguete
Cenário: Thiago Cardoso e Rogério Quintanilha
Figurinos e adereços: Victor Botelho
Maquiagem: Junior Benites
Fotografia: Fernando Martinez
Música: Fábio Manfrim
Workshop teatro narrativo: Eduardo Herculano e Cássio Pires
Workshop partitura cênica: Marilyn Nunes
Orientador do Projeto Ademar Guerra: Cássio Pires
Produção: Cida Camargo
Elenco: Marcus Andrade e Thiago Cardoso
DOMINGO – 31/08 – 16H
Espetáculo: Na Ponta da Ponte do Novo Oriente
“Na Ponta da Ponte do Novo Oriente” é uma narrativa imagética, idealizada por Mário Coraini Irikura, onde ficção e realidade se misturam através das histórias que um avô conta para sua neta. Essas histórias retratam a vinda dos japoneses para o Brasil a partir de 1908 em busca de fortuna e o difícil começo em terras desconhecidas. O espetáculo faz uso de Esportes, danças típicas como: Bon-Odori, princípios de Butôh, Bunrako (Teatro de Bonecos) e contos para pintar as cenas. A cultura japonesa trazida para o Brasil é revivida em tom nostálgico. A Ponte Novo Oriente, remete a um marco na cidade de Pereira Barreto, construída pelos imigrantes.
Segundo Mário Coraini Irikura, diretor da montagem, sua intenção ao criar o espetáculo era preservar a cultura japonesa transmitida pelos antigos. "Com a morte dos japoneses e seus descendentes mais idosos, vejo muitos costumes se perdendo. Desejo que a peça seja uma forma de não deixar essas histórias e tradições morrerem", conta ele. O próprio dramaturgo é neto de japoneses e viveu no Japão por dois anos, quando teve um contato aprofundado com as tradições de seus antepassados.
FICHA TÉCNICA
Direção: Mário Coraini Irikura
Encenação: Ricardo Matioli
Dramaturgia: Mário Coraini Irikura/Camila Bolandin Cardoso
Elenco: Camila Bolandin Cardoso, Ênio Viana de Souza, Fabiana Harumi Suguiura da Silva, Fabrício Carvalho, Fernando Solix, Gabriel Mirck Amaro, Luiz Henrique Carneiro Alves, Mário Coraini Irikura, Matheus Cristino Ribeiro Cenografia: Cia Cid Chagas
Contra-regra: Ramone Loyola
Figurino: Cia Cid Chagas
Desenho de Luz: Ricardo Matioli
Operação de Luz: Gustavo Paiva
Sonoplastia: Mário Coraini Irikura
Operação de Som: Rafael Candil