06 SET 2014
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CENTRO POP FOI INAUGURADO EM OURINHOS

Foi inaugurado oficialmente, na última quinta-feira, 04, pela Prefeita Belkis Fernandes o Centro POP, instalado na Av. Jacinto Sá nº 964 na Vila Perino. O novo órgão atenderá a população em situação de rua e visa a reintegração destas pessoas na sociedade.

Em funcionamento desde a última segunda-feira, 01, o Centro POP foi implantado em Ourinhos por meio de parceira com o Governo Federal e trabalhará amplamente a questão da população de rua. O local conta com uma equipe especializada que fará o acolhimento das pessoas em situação de rua durante o dia.

O Centro POP é uma unidade pública de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, inserido no serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

De acordo com a Prefeita Belkis Fernandes a implantação do Centro POP vem ao encontro das políticas públicas municipais da área de assistência social. “Com a inauguração deste serviço, surge mais uma alternativa de atendimento às pessoas em situação de rua. Nosso trabalho não é realizar uma política de higienização, mas de dar oportunidade e dignidade as pessoas”, enfatizou. Agradeço a presença de todos, principalmente dos vereadores, polícia militar, padres e pastores, pois isso demonstra que apoiam e entendem a necessidade desse novo órgão”.

A secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” explicou que o planejamento para instalação do Centro POP iniciou em 2012. “Primeiramente foi traçado um perfil das pessoas que estavam em situação de rua. A partir disto, se implantou o Núcleo POP, que foi o acompanhamento por passagem e do fluxo de migrantes, junto com o SOS. Tivemos também o cofinanciamento do NAIA para fazer o acolhimento, fazer a busca e encaminhar para a rede socioassistencial. A partir de toda esta reestruturação sentiu a necessidade de implantar o Centro POP, que é um espaço de referência para as pessoas que estão em situação de rua”, informou

“É uma forma de acolher, verificar as necessidades de cada um e traçar um plano para cada indivíduo para ter uma melhor qualidade de vida. A ação do Centro POP irá unir forças com o NAIA, o SOS e o núcleo de atendimento com a rodoviária. Além disto, contamos com o apoio de outras pastas para o enfrentamento deste problema social”, concluiu Cidinha.

O vereador Aparecido Luis “Cido do Sindicato” parabenizou a iniciativa da Secretaria de Assistência Social. “É isto que nós queríamos. Devemos agradecer ao Governo Municipal pela criação deste centro, que dará oportunidade as pessoas que precisam de atenção e carinho e encaminho. Acredito que este local possibilitará a reintegração destas pessoas as suas famílias”, declarou.

Durante a cerimônia de inauguração também contou com a benção dos pastores Eva e Reinaldo e padre Valdinei. Além disto, dois depoimentos emocionaram o público presente. O primeiro foi da dona Luzia que contou a situação de seu filho e agradeceu ao apoio da Assistência Social. Outro foi de Paulo, atendido pelo NAIA, contou os problemas encontrados na rua e como o trabalho da Assistência auxiliou na sua recuperação.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Alexandre Dauge “Zoio”, Alexandre Dias Florêncio “Enfermeiro” e José Roberto Tasca, além dos secretários municipais, funcionários da pasta de Assistência Social a equipe do Centro POP, além dos próprios usuários do local.