03 OUT 2013
Governo municipal criará mais 660 vagas em creches

O problema de vagas em creches é realidade em quase todas as cidades brasileiras. Contudo, a população de Ourinhos tem o que comemorar: 660 vagas serão criadas com a inauguração de quatro novas creches.

Estão sendo construídas duas creches Pró-Infância, uma no Jd. Flamboyant e outra COHAB, que atenderão 400 crianças de 0 a 5 anos.

Ambas já estão com 60% das obras concluídas. “Esperamos que até o início do ano letivo de 2014 essas unidades estejam prontas, pois serão mais 400 vagas para atender nossas crianças de até os 5 anos, o que irá contribuir para diminuirmos significativamente nossa demanda reprimida. É importante lembrar que nos dias atuais já atendemos nas creches um número de crianças acima do que determinam as diretrizes do MEC para os próximos anos”, destacou a prefeita Belkis Fernandes.

Só de investimento estão sendo injetados nas duas novas instituições aproximadamente R$ 4 milhões. As creches da COHAB e Jd. Flamboyant contarão com uma estrutura moderna, equipada com laboratórios de informática, playground, acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, salas de leitura, dentre outras benfeitorias.

Duas novas “Creche Escola”

Além das creches Pró-Infância, neste ano, a prefeitura conquistou também duas creche escola para Ourinhos. Cada unidade vai atender 130 crianças de 0 a 5 anos, num total de 260 novas vagas, o que somado as 400 vagas que serão criadas com o início das atividades das creches Pró-Infância totalizam 660 crianças a mais sendo atendidas pelo governo municipal.

Cada unidade custará em média R$ 1,6 milhão. A contrapartida do município é oferecer terreno plano de sua propriedade, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.

As duas creche escola fazem parte de um Programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e Secretaria de Educação do Estado, com objetivo de ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Uma das unidades será construída na Vila Brasil e o local para instalação da outra está sendo analisado pela Secretaria Municipal de Educação para atender uma demanda signficativa da cidade.

FOTOA creche infância do Jd. Flamboyan já está com 73,15% das obras concluídas