Nesta semana a cidade de Ourinhos foi tida como destaque pelo Ministério da Saúde, após a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica ter realizado um excelente trabalho de mobilização durante a Campanha Nacional de vacinação contra o HPV, entre meninas de 11 e 13 anos.
A matéria foi divulgada no site do Ministério (Portal da Saúde) e ressaltou o desempenho da diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilia Sionéia Becheri que mobilizou as equipes de saúde para vacinarem as jovens nas escolas. Estratégia essa que deu certo e praticamente todas as meninas foram vacinadas.
“Nossa estratégia desta vez aqui em Ourinhos foi ir às escolas para conscientizar sobre a importância da segunda dose, já que a primeira foi um sucesso. Nós enviamos as equipes escola por escola, e na segunda fase eu alcancei quase 101% das meninas de 13 anos.” Disse Lilia.
Para a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Ana Gorete Kalume, o trabalho realizado por Ourinhos foi fantástico e deve servir de exemplo para todos os municípios. “Esse é um trabalho fantástico que a cidade realizou, passando importantes informações ao público para que eles possam se proteger contra o câncer de colo de útero. Este é um trabalho extremamente importante que deve ser copiado por outros municípios.”
O câncer do colo de útero mata atualmente cerca de 14 mulheres por dia no Brasil. As meninas que receberem as três doses da vacina contra o HPV podem ser a primeira geração livre da doença.
Confira a matéria com áudio no Portal da Saúde:http://www.webradio.saude.gov.br/noticia.php?codigo_noticia=PDMS141107