Apesar de estar longe de uma epidemia, a população ourinhense deve permanecer em estado de alerta com os casos de dengue no município.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, até o dia 02 de dezembro foram contabilizados 171 casos de dengue na cidade, sendo 161 autóctones e 10 importados.
Dentre o total de casos, um foi confirmado no dia 25 de novembro e outros três no dia 02 de dezembro, sendo dois do Jd. Anchieta e um do CDHU-Vila Brasil.
Com um trabalho constante de conscientização, os agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti tem percorrido diversos bairros da cidade e encontrado muitos focos do mosquito nas residências, principalmente no bairro Jd. Anchieta.
“Infelizmente as pessoas ainda não estão cuidando das suas residências da maneira correta, pois durante a visita da nossa equipe foi localizado mais de 60 focos de mosquitos, o que pode aumentar as chances de contaminação.” Disse a Diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilia Sionéia Becheri.
Como o mosquito Aedes Aegypti pode transmitir além da dengue, também a febre chikungunya, a atenção das pessoas deve ser redobrada.
“Mesmo Ourinhos estando longe de uma situação de extrema preocupação como em outras cidades, os munícipes precisam fazer a sua parte, cuidando sempre dos terrenos baldios, evitando o acúmulo de água em pneus, garrafas pets e vasos de plantas. Com a ação de todos, é possível exterminar esse mosquito.” Finalizou Lilia.