A Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias de Saúde, Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente e SAE deu início em fevereiro a ação “Todos Contra a Dengue”, que tem como objetivo eliminar osfocos do mosquito Aedes Aegypti e alertar a população para os cuidados com as suas propriedades.
Como parte desta ação, a equipe de agentes de combate à dengue tem realizado diariamente bloqueios em diversos bairros da cidade para evitar a proliferação do mosquito. Na data de ontem, por exemplo, a equipe realizou o bloqueio químico (nebulização) na Vl. São José. Já na manhã desta quinta-feira, 12, foi realizada nebulização na Vl. Nova Sá (próximo ao Cemitério Municipal) e no período da tarde, bloqueio contra criadouros no Jd. Anchieta.
Mesmo com as ações realizadas pelo município, Ourinhos contabiliza um total de 139 casos de dengue, sendo 132 autóctones e sete importados. Dentre os bairros com maior incidência da doença estão: Jd. Califórnia, CDHU-Vl. Brasil, Marcante, Jd. Flamboyant, Jd. Anchieta, Vl. Boa Esperança, Pq. Minas Gerais e Helena Bráz Vendramini.
Para a diretora da divisão de vigilância epidemiológica de Ourinhos Lilia Sionéia Becheri, é preciso uma maior conscientização por parte da população para que os casos não se espalhem ainda mais. “Infelizmente notamos certa resistência de alguns munícipes para os cuidados com suas residências. Nossos agentes chegam a encontrar mais de 10 focos do mosquito Aedes em uma única residência e isso é extremamente perigoso. Por isso volto a repetir que é preciso olhar os recipientes que servem de acúmulo de água todos os dias e manter as propriedades sempre limpas.
Devido aos perigos que a dengue pode causar, caso a pessoa sinta alguns dos sintomas de doença, a orientação é que procure imediatamente um profissional e que durante o período de espera para a confirmação da dengue faça repouso absoluto e ingestão de muito líquido.
Vale ressaltar que os únicos medicamentos que podem ser utilizados para aliviar os sintomas são dipirona e paracetamol. Medicamento a base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios não devem ser ingeridos, pois aumenta o risco de hemorragias.