18 OUT 2013
Prefeitura traz para Ourinhos o músico Almir Sater

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, traz para Ourinhos no próximo domingo dia 27, o músico Almir Sater, que fará um show no Teatro Municipal Miguel Cury, às 20 horas.

Os convites estarão à venda na bilheteria do Teatro a partir desta segunda-feira, 21. O valor é R$ 120,00 inteiro, R$ 60,00 meia entrada e antecipado R$ 100,00.

Para mais informações, basta ligar no (14) 3302-3344.

Conheça um pouco da trajetória de Almir Sater

Almir Sater é um exímio violeiro, compositor, cantor e instrumentista, nascido em Campo Grande/MS, e que desde os 12 anos já tocava viola e gostava do mato e sons da natureza.

Aos 20 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito, mas desistiu, tornando-se músico, motivado inicialmente por escutar no Largo do Machado uma dupla tocando viola caipira, onde dedicou-se ao seu estudo, tendo Tião Carreiro como mestre. Retornou a Campo Grande onde formou a dupla Lupe e Lampião com um amigo, adotando Lupe como nome artístico.

Em 1979, já em São Paulo, iniciou um trabalho com sua conterrânea Tetê Espíndola, acompanhando também a cantora Diana Pequeno onde gravou seu primeiro disco em 1980, com a participação de Tetê, Alzira e Paulo Simões. Fez parte da geração Prata da Casa, no início dos anos 80, sendo uma das principais atrações do movimento que juntou os maiores expoentes da música sul-mato-grossense.

Seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo e sua música é descrita como folk, agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas, o folk norte-americano e com influências das culturas fronteiriças do seu estado, como a música paraguaia e andina; e o resultado é único, ao mesmo tempo reflete traços populares e eruditos, despertando atenção de públicos diversos.

Carreira Sólida

Com 30 anos de carreira sólida e 10 discos solos gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, sendo reinventada, acrescentando um toque mais sofisticado ao instrumento, estilos como blues, rock, embalados pela pegada do folk.

O seu último CD, 7 Sinais, lançado em 2006/07- traz um repertório eclético e inovador e conta com participações especiais dos sanfoneiros Dominguinhos e Luiz Carlos Borges;

Sua trajetória musical sempre foi marcada por grandes feitos: Em 1986, juntamente com o parceiro Paulo Simões, o maestro e violinista Zé Gomes, o jornalista, crítico e pesquisador Zuza Homem de Mello e o fotógrafo Raimundo Alves Filho, iniciaram uma comitiva que explorou o Pantanal, realizando registros fotográficos, pesquisando o modo de vida dos pantaneiros, de maneira poética, da qual resultou em um documentário co-produzido pelo próprio artista e Paulo Simões.

Em 1988, escolhido por unanimidade pela crítica, para participar da abertura do Free Jazz Festival em 1989 ao lado de nomes sagrados da música mundial.

Dono de um talento ímpar e versatilidade, como cantor, compositor, violeiro e instrumentista ímpar, um dos artistas mais completos da música brasileira, único a cantar em Nashville, USA, no mesmo ano, considerado o berço da música country americana.

Nos anos 90, Almir também ganhou dois prêmios Sharp, (Hoje Prêmio de Música Brasileira), com as canções: "Moura" (instrumental) como melhor música e instrumentista e novamente com a composição de "Tocando em Frente", esta considerada um "hino" da música brasileira. Também obteve grande destaque como ator nas novelas: ''Pantanal''(1990), ''Ana Raio e Zé Trovão'' (1991), ''O Rei do Gado'' (1996) e ''Bicho do Mato'' (2006).

Recentemente, Almir Sater foi convidado para integrar o elenco da novela “Cordel Encantado”, na Globo, o qual declinou, em virtude, de incompatibilidade com sua agenda, devido aos inúmeros compromissos o ano todo.

Ano passado, o artista, foi um dos convidados para o especial e gravação do DVD "Emoções Sertanejas", em homenagem aos 50 anos de carreira de Roberto Carlos.

Sua interpretação para a canção, "O Quintal do Vizinho", contida e suave, recebeu diversos elogios, sendo apontada por vários internautas como a mais bonita apresentação.

Além da multiplicidade de talentos, o artista é um defensor e preservacionista do meio ambiente, sempre engajado em projetos de cunho socioambiental, estimulando à conscientização e "atitudes verdes" para a melhoria do planeta bem como a preservação dos costumes do homem pantaneiro.

O Músico possui um carisma inexplicável, a sua personalidade simples, faz com que arraste multidões em suas apresentações, sendo um dos artistas mais requisitados, para abrilhantar shows, eventos culturais e corporativos por todo o país.

Almir Sater, por onde têm se apresentado, é sucesso de público e mídia absoluto e ovacionado pela platéia ao cantar suas antigas canções, tais como: Cavaleiro da Lua, Trem do Pantanal e as clássicas "Cabecinha no Ombro" e "Tocando em Frente".

O show mescla, com o CD 7 Sinais e sem deixar de lado a técnica ímpar e o magistral toque de viola indispensável nas suas apresentações.

A interação com o público flui tão natural que a impressão é de ter estado na sala de visitas do artista, completamente à vontade, após o show, num tom mais intimista.

Foto: O show com Almir Sater acontece no sábado, 27, no Teatro Miguel Cury