Estão abertas as inscrições para a oficina permanente de Danças Urbanas que a Secretaria Municipal de Cultura irá realizar nos períodos vespertino e noturno no Núcleo de Arte Popular.
As aulas terão conteúdos teóricos e práticos, com sequências coreográficas, utilizando métodos de contagem e musicalização. “Nossa proposta é levar o aluno do nível básico até o mais avançado, além de ensinar todo contexto cultural que envolve as danças urbanas”, explica o professor Alexandre Cardoso dos Reis, mais conhecido por Xandão.
A Secretaria mantém curso similar dentro do projeto Vila de Cultura, que atende crianças e adolescentes em bairros da periferia. Este novo curso de Danças Urbanas, informa o secretário Fernando Cavezale, vem com a proposta de promover a cultura hip hop.
“Este curso é apenas a primeira das ações que promoveremos objetivando abrir espaço aos praticantes das diversas facetas da cultura hip hop, que vai da dança de rua ao grafite”, esclarece o secretário.
Segundo ele, a Secretaria só aguardava o ingresso aos quadros da Cultura do professor Xandão, que foi admitido pela Prefeitura como professor de dança a partir de concurso público. “O Xandão é uma referência no movimento hip hop local, era uma peça que faltava para darmos início a mais essa investida cultural”, afirmou Fernando Cavezale.
Em breve, nas tardes de sábado, a Secretaria pretende também promover encontros desse segmento, envolvendo outras modalidades que compõem esse rico universo da cultura popular.
As inscrições para o curso de Danças Urbanas deverão ser feitas na própria sede da Secretaria de Cultura, localizada na av. Rodrigues Alves, nº 170 até o dia 25 de junho. Os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e preencher a ficha de inscrição. Menores deverão estar acompanhados dos pais ou responsável, com documento, mais informações pelo telefone 3302-3344.
As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h30, e às terças-feiras, das 20h30 às 22h. A idade para ingresso é a partir dos 9 anos.