O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apresentou o resultado do levantamento da Governança de Tecnologia da Informação elaborado por meio do indicador denominado de i-GOV TI/TCESP. Dos 644 Municípios jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, 616 (95,65%) participaram do programa, informando eletronicamente os dados por meio do Sistema Audesp.
Ourinhos foi classificada com nota máxima “A”, os resultados são mostrados em faixa de resultado, onde se apura a efetividade das ações de tecnologia. O município ficou na Faixa A : ALTAMENTE EFETIVA – notas superiores a 90% do total.
Dos 616 municípios participantes apenas 13 ficaram na faixa “A” altamente efetiva, sendo que, da região de Ourinhos, nenhum outro município obteve esse conceito.
O objetivo da Audesp é disponibilizar para os envolvidos com o processo de fiscalização, um banco de dados contendo informações de cada órgão, em especial a sua contabilidade, com conteúdo padronizado e atualizado diretamente pelos próprios órgãos objeto de fiscalização.
A Governança de TI é um dos aspectos que contribuem para a eficiência das ações administrativas no setor público, quando desenvolvidas as atividades de maneira acertada.
A análise dos resultados dos Municípios participantes do i-GOV TI/TCESP destaca, dentre os quesitos apresentados, aqueles que estão ligados à obtenção de níveis mais altos de entendimento do uso da tecnologia da informação.
A prefeita Belkis Fernandes fala sobre o resultado. “É uma grande alegria receber uma notícia como essa. Temos investido em nosso capital humano e tecnológico para que, cada vez mais, possamos, de forma transparente e eficaz atender as demandas da nossa população de forma satisfatória”.
“Os serviços públicos precisam ser modernizados, eficientes e efetivos, para acompanhar as necessidades sociais dos municípios, com isso, a administração atual teve a visão de melhorar a utilização dos recursos de Tecnologia da Informação para aprimorar a qualidade dos serviços públicos à disposição de seus cidadãos, dessa forma, o resultado foi positivo e contribuiu para que a gestão administrativa fosse altamente efetiva e principalmente transparente”, declarou Leandro Leme, Coordenador de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ourinhos.