Na tarde da última segunda-feira, 06, a prefeita Belkis Fernandes anunciou durante coletiva à imprensa o projeto da implantação de ciclofaixas na cidade, sendo o início com a primeira etapa na Av. Miguel Cury, que foi contemplada recentemente com obras de rejuvenescimento asfáltico.
De acordo com o coordenador de Trânsito Alfredo Amadio Filho na segunda etapa outras Ruas serão beneficiadas. “Após o término das obras na Av. Miguel Cury até o trevo do Pão de Açúcar, partiremos para uma segunda etapa, na qual será contemplada toda a área da Trilha Verde até a Praça da Mulher, assim como a Av. Joaquim Luiz da Costa. Posteriormente será feita a ligação da Praça da Mulher até a COHAB. Temos ainda projetos para executar os serviços da Vl. Brasil até o Centro e do Pq. Minas Gerais até o Centro”.
Além das Ciclofaixas que são separações feitas através de pinturas no solo, tendo no máximo olhos de gato ou tartarugas, a Prefeitura pretende implantar um bicicletário na Praça das Mulheres, ou seja, uma área de apoio aos ciclistas com bebedouros e local para descanso e estacionamento das bicicletas.
A implantação de ciclofaixas visa também estimular que as pessoas utilizem a biclicleta como meio de locomoção para escola, trabalho, o que contribui também para a preservação do meio ambiente, com menos veículos motorizados nas ruas, o que reflete na melhoria do ar e da qualidade de vida de toda a população.
RECAPES
Como é necessário ter um asfalto de qualidade para executar as obras de ciclofaixas em outros pontos da cidade, a prefeita Belkis Fernandes falou também sobre as obras de recapeamento asfáltico que serão realizadas, citando bairros já contemplados com as melhorias e esclareceu a respeito dos trâmites para a liberação de verbas.
“Vale lembrar que na última semana foi assinado um convênio para a liberação de uma verba de R$ 1.897 milhão para recapear quase 50 ruas, inclusive aquelas que foram mais atingidas pelo temporal do ano passado. É importante esclarecer que contemplamos bairros em todas as regiões da cidade sem distinção. A exemplo disso, na semana passada, terminamos de executar o recape na Rua Duque de Caxias e travessas da Vl. Brasil e Jd. Josefina. Sem contar os serviços que já foram realizados em trechos do Pq. Minas Gerais, Boa Esperança 2ª seção, Vl. Margarida, COHAB, Vl. Odilon, Vl. Mano, Vl. Marcante e muitos outros”, disse a Prefeita.
Belkis explicou ainda sobre os trâmites relacionados à liberação de verbas oriundas de emendas. “É válido acrescentar ainda que as verbas não chegam com a mesma rapidez com que são anunciadas, uma vez que, existem diversos trâmites por parte do Governo Federal e Estadual para que o recurso seja liberado, temos, por exemplo, emenda que foi cadastrada em março de 2014 e que até agora não foi repassada para o nosso município. Então há uma burocracia muito grande, que talvez muitos desconheçam”.
Na semana passada foram recapeadas as seguintes ruas da Vl. Brasil: Duque de Caxias, Ruas Carlos Zanuto, Rua Luiz Bruzão, Rua Álvaro Rolim, Rua Antônio Segala, Rua José Oliveira da Silva, Rua André Gasparoto e Rua Profº. José Augusto de Oliveira, além do rejuvenescimento asfáltico na Av. Miguel Cury.
As próximas ruas a serem recapeadas pelo PIMC (Plano Integrado de Melhorias Contínua) são: Trecho da Rua Jornalista Jornalista Heron Domingues,Vl. Brasil; trecho da Rua Antônio Prado, Vl. Marcante; Trecho Rua Chile, Vl. Marcante; Trecho Rua Japão, Vl. Marcante; Trecho da Av. Fausto Matachana, Jd. América; Trecho da Rua José Justino de Carvalho, Jd. Matilde; Trecho da Rua Francisco Dias Negrão, Vl. Kennedy e Trecho da Rua Euclides da Cunha .
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE COM A IMPLANTAÇÃO DAS CICLOFAIXAS:
O médico especialista em Medicina Geral Integral (MGI), Dr. Reynier Rivero Pelaez, que atualmente atende no Posto de Saúde do Jd. Guaporé respondeu alguns questionamentos a respeito da prática de atividades físicas, como por exemplo andar de bicicleta em uma ciclofaixa ou outros locais apropriados e lembrou da importância de procurar orientação médica antes de iniciar qualquer tipo de atividade.
1- Quais os benefícios da prática de atividade física, em especial, andar de bicicleta e quais benefícios o ciclista pode ter ao realizar a prática em uma ciclovia?
R: São inúmeros os benefícios da prática de exercícios físicos, inclusive para aqueles que gostam de andar de bicicleta. Podemos citar queajuda a emagrecer, favorece o retorno venoso, prevê o risco de doenças cardiovasculares, colabora com os níveis de estresse, melhora os níveis de colesterol sanguíneo, combate a insônia, entre outros.
2- Quais as dicas para quem costuma praticar esse tipo de exercício? Existem limitações?
R: Bom, a principal dica é associar a prática de atividades com uma alimentação regular, consumindo sempre alimentos saudáveis. As limitações vão depender muito de cada pessoa, por isso aconselho sempre a procura por um especialista.
3- Qual a frequência ideal para a prática desse exercício? E o tempo de duração?
R: Isso depende muito da idade de cada pessoa e do seu condicionamento físico. O ideal é que o exercício ocorra de 20 a 60 minutos, durante 4 ou 5 vezes por semana.
4- É necessária uma pausa na atividade para a reposição de líquidos e nutrientes?
R: A pausa vai variar de acordo com a necessidade de cada praticante, por exemplo, da quantidade de calorias que foram consumidas antes da prática da atividade.
5- Que tipo de alimentação o ciclista deve ter?
R: A alimentação deve ser sempre variada, intercalando carboidratos, proteínas, antioxidantes (frutas cítricas) e muito líquido.
6- Quais são as recomendações para quem nunca teve o hábito de andar de bicicleta e que poderá passar a praticar o ciclismo após a implantação de ciclofaixas na cidade?
R: O que eu sempre recomendo é que a pessoa procure a ajuda de um profissional qualificado antes de iniciar qualquer tipo de atividade. O ideal é procurar um médico, uma nutricionista ou até mesmo um professor de educação física.