23 JUL 2015
DESENVOLVIMENTO URBANO
PREFEITURA EXPLICA OS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA

A Prefeita Belkis Fernandes e os Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, apresentaram à população o Projeto do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana.

A reunião contou com a presença dos conselheiros municipais dos Conselhos e Comissões Municipais: dos direitos das pessoas com deficiência, do idoso, do meio ambiente, da cidade e de trânsito. Também estiveram presentes Secretários, Coordenadores e Diretores da Prefeitura de Ourinhos, além dos associados da AERO.

O Plano apresentado é fruto de um longo trabalho da Coordenadoria de Urbanismo da Prefeitura. “Um plano desta proporção precisa ouvir todas as forças da sociedade, já que este projeto influenciará o futuro de nossa cidade”, destacou a prefeita.

Durante a reunião, o Coordenador de Urbanismo Gustavo Gomes apresentou todos os itens de como a cidade deve priorizar a mobilidade para garantir um desenvolvimento sustentável, do ponto de vista econômico, social e ambiental.

“Definir um Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade é estabelecer um pacto de longo prazo, entre os Poderes Públicos e a Sociedade Civil Organizada, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável, permitindo um crescimento com a segurança de que as decisões de hoje não sufocarão o desenvolvimento futuro”, explicou o coordenador de Urbanismo.

Para outros esclarecimentos e para dar sua opinião e sugestão, entre em contato com a Coordenadoria de Urbanismo pelo e-mail mobilidade@ourinhos.sp.gov.br.

CONHEÇA OS PROJETOS VIÁRIOS DO PLANO MUNICIPAL DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA DE OURINHOS

SEÇÃO II – DOS PROJETOS VIÁRIOS

I – Tratamento geral nas calçadas e passeios da cidade e em especial da área central do Perímetro Urbano;

II – a execução da Avenida Getúlio Vargas no Jardim Primavera deverá fazer a interligação entre os trechos já existentes, com especial cuidado no cruzamento com a Avenida Domingos Camerlingo Caló;

III – conclusão da execução da represa do Córrego Jacuzinho, na altura do Jardim Oriental, incluindo a via sobre a barragem e as marginais do córrego e da represa.;

V – execução da ligação Avenida Miguel Cury e Rua Celestino Lopes Bahia;

VI – execução de viaduto sobre a Rodovia Raposo Tavares – SP 270, na altura da Rua Duque de Caxias, ligando Vila Recreio à Vila Brasil;

VII – execução da ligação entre Rua Cardoso Ribeiro no Centro e Av. Joaquim Luiz da Costa no Jardim Paulista;

VIII – execução de Viaduto sobre a Rodovia Mello Peixoto, interligando Jardim Itamaraty com Vila Musa;

IX – execução de Viaduto sobre a Rodovia Transbrasiliana – BR 153, na altura do prolongamento da Avenida Amadeu Bueno;

X – execução de trevo de acesso da BR 153 ao “Anel Viário” (avenida do AME);

XI - execução de Viaduto sobre a Rodovia Mello Peixoto, na altura da Avenida Getúlio Vargas, interligando o Loteamento Ville de France ao Jardim Nazareth;

XII – execução de Contorno Rodoviário, alterando o traçado da Rodovia Raposo Tavares-SP270, interligando-a, na altura do km 373 (início da Rodovia Mello Peixoto) com a Rodovia Orlando Quagliato-SP327. O trecho urbano atual da Rodovia Raposo Tavares-SP270 passará ao controle urbano, integrando o sistema viário municipal, como Via Estrutural;

XIII – execução do trevo de acesso ao Contorno Rodoviário (item XII);

XIV – as novas vias urbanas a serem aprovadas deverão ter, no mínimo, 10,00 metros de largura de caixa, entre guias, e 2,50 metros de largura de calçada de cada lado.

SEÇÃO III – DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS

I – reurbanização de toda a área do atual leito ferroviário, no qual deverá ser implantado o eixo principal do Sistema Municipal de Transportes Coletivos, baseado em uma via exclusiva de transporte coletivo, utilizando-se, dentro das tecnologias disponíveis, o veículo de melhor desempenho de sustentabilidade, com preferência por energias limpas.

II – execução de 75 km de ciclovias, com especial atenção à ciclovia paralela ao eixo principal do Sistema Municipal de Transportes Coletivos, que deve ter o tratamento de eixo estruturante do Sistema Cicloviário Municipal.

III – implantação de Parques Lineares como forma de preservação ambiental, com a implantação de locais seguros para caminhada e passeio com bicicleta, a serem localizados nas proximidades dos córregos Chumbeadinha, Jacuzinho, Água da Veada (e talvegue a montante), Monjolinho, Água das Furnas e Rio Pardo.