23 SET 2015
COMEÇA FEIRA DE LIVROS NA FLOu

A FLOu, Festa Literária de Ourinhos, segue com sua programação até o próximo domingo, 27, e já se pode dizer que o novo evento do calendário cultural ourinhense veio para ficar. Com uma sólida programação de eventos relacionados à literatura, mas não restritos apenas a essa linguagem, a FLOu tem cativado o público da cidade.

Oficinas lotadas e participação significativa do público em todos os eventos da FLOu. Nesta quarta-feira, 23, começou a Feira de Livros, ao lado da Tenda Literária montada na praça das artes da Casa dos Ingleses. Ela funciona desde o período da manhã até o da noite, até domingo. São diversos títulos de vários estilos literários a preços promocionais.

Nos próximos dias, a tendência é que isso continue acontecendo. A programação até domingo terá debates, humor, teatro e até um luau em clima nordestino para homenagear Ariano Suassuna. Confira abaixo algumas das atrações:

Na quinta-feira, 24, às 15h, na área externa da Casa dos Ingleses (Av. Rodrigues Alves 170) acontece a peça Uma mulher vestida de sol, de autoria de Ariano Suassuna, homenageado desta edição da FLOu. A peça é uma montagem do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, sob direção de Karina Zimmerman. Sábado, 26, às 17h haverá nova apresentação, no mesmo lugar.

Ainda na quinta, haverá duas mesas de debate. A primeira acontece às 16h30. Intitulada Um escritor entre escritores, contará com a presença dos autores ourinhenses Fernanda Saraiva Romero, Heberton Batistela, Gustavo Gomes e Franco Furlan; além do escritor João Carrascoza e da mediação de Josana Bassi de Moura. A segunda mesa do dia será às 20h e tratará do tema literatura infantil, com os escritores Ricardo Azevedo e João Carrascoza e o professor João Luís Ceccantini. Ambas as mesas acontecem na tenda literária montada na Casa dos Ingleses.

Na sexta (25) serão duas oficinas. A primeira faz parte do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som e traz a Ourinhos a fotógrafa Nati Canto, que falará sobre a fotografia com câmera de celular. Tem início às 13h. A segunda será uma oficina lítero-gastrônomica, isto é, mesclando culinária e literatura. A partir das 14h. Ambas acontecerão na Casa dos Ingleses, e as inscrições ainda estão abertas, podendo ser feitas também pelo telefone 3302 3344.

Também na sexta, às 20h, Ourinhos recebe a ilustre presença de Reinaldo Figueiredo, que todo o Brasil conhece do Casseta & Planeta. Reinaldo conversa com o público sobre seu novo livro, A arte de zoar. Participação do videomaker ourinhense Maikon Zambido. Na Casa dos Ingleses.

No sábado, às 20h, na Casa dos Ingleses, uma mesa sobre o universo e o legado de Ariano Suassuna, com dois convidados que o conhecem bem: Douglas Machado e Alexandre Nóbrega. Douglas é cineasta e dirigiu o documentário O sertãomundo de Suassuna. Alexandre, por sua vez, é fotógrafo e genro do autor, tendo documentado, em fotos, os últimos anos da vida do mestre.

Logo em seguida, às 22h, também na Casa dos Ingleses, acontece uma grande festa: um luau nordestino, com forró ao vivo.

O último dia da FLOu terá, a partir das 16h, três atrações, uma em seguida da outra. A primeira é a apresentação da Orquestra Experimental da EMMAC. Na sequência, por volta das 16h30, vem o monólogo Os malefícios do tabaco, com o ator Leandro Bertola.

Encerrando a primeira edição da FLOu, por volta das 17h, haverá a mesa A literatura na ótica do cinema, reunindo o cineasta Douglas Machado, o escritor e fundador do Videoclube Lume Itamar Rabelo, o professor Junior Conte e o também escritor e pesquisador de cinema Franco Furlan. Sob mediação da diretora de arte Carolina Bassi de Moura, eles conversam sobre a ponte entre literatura e cinema. Todas essas atrações serão na Casa dos Ingleses.

Além disso, também estará acontecendo a feira de livros, com diversos títulos a preços de ocasião. Todos os dias, das 9h às 22h (domingo até às 18h) na Casa dos Ingleses.

Vale lembrar que esta não é a programação completa da FLOu. Para uma lista detalhada de todas as atrações, basta acessar https://culturaourinhos.com.br/flou. Todos os eventos da FLOu são gratuitos.

A FLOu é uma realização da Prefeitura Municipal de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Casa das Rosas, Circuito Cultural Paulista, SISEB, Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo.