05 NOV 2013
DESENVOLVIMENTO URBANO
Governo de Ourinhos promove Oficina Técnica do Plano Diretor no próximo dia 18

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, tem promovido ações de revisão do Plano Diretor de Ourinhos 2013. A primeira delas aconteceu durante a última reunião de empresários realizada na sede da AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos), em que representantes das iniciativas pública e privada puderam expor suas ideias e propor sugestões a diversos assuntos de interesse da cidade como um todo.

A próxima etapa acontecerá no dia 18, às 8h30 no campus do CREF/ UNESP de Ourinhos, com a “Oficina Técnica Universidades e Colégio Técnico”, tendo como público alvo professores e alunos das Faculdades e Escolas Técnicas de Ourinhos, para discussão de pontos positivos e negativos da cidade, e sugestões de propostas, sob a ótica da técnica acadêmica.

Segundo o coordenador de Urbanismo da Prefeitura, arquiteto Gustavo Gomes, esta reunião é de fundamental importância. “Todos os anos, nas universidades de Ourinhos, dezenas de estudos, pesquisas e projetos são realizados, por alunos e professores, tendo como tema a Cidade de Ourinhos. Esta riqueza de ‘olhares’ sobre os problemas e as potencialidades de nossa área urbana precisa estar refletida no Plano Diretor, que é a Lei máxima para a organização do futuro de Ourinhos”, destacou.

A Oficina funcionará da seguinte forma:

• Abertura;
  • Divisão em Grupos Temáticos, para discussão de problemas e aspectos positivos da cidade e elaboração de propostas ao texto do Plano Diretor;
  • Apresentação geral das propostas;
  • Encerramento.

Vale ressaltar que Plano Diretor propriamente significa um projeto que dirige e dá as diretrizes de como a cidade deve se desenvolver em todos os aspectos, seja na educação, saúde, meio ambiente e parte urbana, sistema viário, permissão de construção de obras, enfim, planeja tudo o que envolve o crescimento da cidade.

A revisão é uma exigência legal que pede que o Plano Diretor seja pensado para os próximos 10 anos e repensado a cada 5 anos. Boa parte do desenvolvimento dos últimos anos foi formatada com base no Plano Diretor.