05 NOV 2013
Prefeitura vai comemorar “Consciência Negra” com intensa programação cultural

A Prefeitura de Ourinhos vai celebrar pela primeira vez o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação cultural especial de 15 dias para marcar a data, é o Festival Bem Afro, que será realizado de 15 a 30 de novembro.

“Para nós da Cultura, será um momento para toda a população de Ourinhos pensar e discutir as questões emergentes para os afrodescendentes, mas também para promovermos uma grande celebração artística, já que foi dos negros que herdamos grande parte da nossa riqueza cultural”, justificou o secretário de Cultura, Fernando Cavezzale.

O Festival Bem Afro começa com uma exposição de quadros do artista plástico CACosta. A mostra já está disponível para visitação na galeria de arte do Teatro Municipal Miguel Cury, apresentando trabalhos que fazem referência à mitologia africana, como os quadros “Águas de Oxalá”, “Senhor Pássaro” e “Oxalá! Que venham os folguedos”. CACosta também expõe obras tridimensionais, frutos de estudos que o artista define como sendo uma extensão do seu trabalho.

SAMBA NO PÉ - No dia 15, sexta-feira, feriado da Proclamação da República, o Festival Bem Afro cai no samba de rua, promovendo o primeiro ensaio da Escola de Samba Grande Ourinhos. O evento está programado para o Pavilhão do Comércio no Parque Olavo Ferreira de Sá, a partir das 15h. “Será nosso primeiro grito do Carnaval de Rua 2014 que pretendemos realizar na pista de arrancada instalada no recinto da FAPI com a presença de escolas e blocos carnavalescos da região”, adianta Fernando Cavezzale.

Dia 18, segunda-feira, às 20h, no Teatro Municipal, a Secretaria de Cultura promoverá uma mesa de debates com a participação de militantes, intelectuais e artistas convidados. Na abertura e encerramento dessa noite haverá apresentações artísticas, como a Dança dos Orixás, coreografada por Lincoln Lattari, e Dança de Rua, com o grupo ourinhense Anjos do HipHop.

TEATRO - Dia 20, quarta-feira, a peça Orfeu de Vinícius de Moraes, dirigida por Karina Zimmermann e interpretada pelos alunos do Curso de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura, retorna ao palco do Teatro Municipal para a terceira e última apresentação do ano em Ourinhos. Orfeu da Conceição foi a primeira peça teatral a levar atores negros ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 50. Dela, originou-se um filme que venceu o Festival de Cinema de Cannes (França) e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Na quinta-feira, 21, numa parceria da Prefeitura de Ourinhos com o programa Circuito Cultural Paulista da Secretaria de Estado da Cultura, a atração será o show Pianismo, com o músico Hercules Gomes, que já se apresentou em importantes festivais de música no Brasil e no exterior como o XV CCPA Jazz Festival (Assunção/Paraguai), o 25º Festival Internacional Jazz Plaza (Havana/Cuba), o Festival Brasil Instrumental (Tatuí/SP) e o Cascavel Jazz Festival (Cascavel/PR). Hercules Gomes foi premiado nos festivais Fampop (Avaré), Festival Americanta (Americana) e no concurso de piano Guiomar Novaes.

SAMBA ROCK - Dia 29, a Secretaria de Cultura promoverá a Noite do Samba Rock, a partir das 22h no Boteco Gor/Me, com animação do grupo Tô no Meio. “Será uma noite com quase todo o repertório baseado no ritmo Samba Rock, até para que os alunos da oficina desse ritmo que também realizaremos nos dias anteriores possam mostrar o que aprenderam”, provoca o secretário Fernando Cavezzale.

No dia 30, às 21 horas, no Lelui Hall, será o encerramento do Festival BemAfro com um concerto da OSIMO (Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos), trazendo a pianista russa Elena Tsvetkova como solista do Concerto para piano e orquestra no 5 de Ludwig van Beethoven. A regência será do maestro Jeferson Bento, que promete executar com a OSIMO o movimento Batuque (Dança de Negro), da peça O Reisado do Pastoreio, do compositor brasileiro Oscar Lourenzo Fernandes.

OFICINAS CULTURAIS -Além da programação de apresentações artísticas, debate e exposição de pinturas, a Secretaria Municipal de Cultura programou 5 oficinas para o período. Dias 19, 22 e 23 acontecerá a oficina de Samba Rock, para aqueles que desejam aprender a dançar esse ritmo.

Ela será realizada no Espaço Alternativo da Secretaria de Cultura, à rua Paulo Sá, com o professor de dança Xandão. No mesmo local, de 25 a 29 de novembro, será a vez da oficina de Dança Afro, com o coreógrafo Lincoln Lattari. No Centro Cultural Tom Jobim, em 3 dias a serem confirmados, acontecerá a oficina de Tranças Nagô, com a cabeleireira Gizza Black.

Também serão promovidas oficinas de Dança de Rua com os integrantes do grupo Anjos do HipHop. A pedido do secretário Fernando Cavezzale, essas oficinas vão acontecer em praças públicas em 4 regiões diferentes e extremas da periferia de Ourinhos: nas proximidades dos bairros Vila Brasil, Itamaraty, São Luiz e São Carlos. Paralelamente às oficinas de Dança de Rua serão realizadas oficinas de confecção de bonecas de barra, nos mesmos locais.

As inscrições para todas as oficinas são gratuitas e devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à rua D. Pedro I, 394. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3302-3344. As apresentações artísticas do Festival BemAfro também terão entrada franca, à exceção da Noite do Samba Rock, no Boteco Gor/Me, cujo ingresso custará R$ 5,00.

FOTO: Secretário Cavezzale com uma das obras do artista plástico CACosta em exposição no Teatro Miguel Cury