08 NOV 2013
SAÚDE
Vigilância Epidemiológica intensifica ações de Combate aos Criadouros do mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensificou no município as ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Em 2013, até final do mês de outubro, ocorreram 108 casos de Dengue de Ourinhos, 91 autóctones e 17 importados. O baixo número de doentes confirma o ótimo trabalho de prevenção que vem sendo realizado pela Prefeitura, já que várias cidades do mesmo porte sofreram nesse ano com epidemias.

O município de Ourinhos, através de critérios epidemiológicos-série histórica e pesquisa de densidade larvária, está classificado como município de risco para Dengue e para evitar epidemias, uma das atividades programadas pela Secretaria Municipal de Saúde para intensificar a eliminação de criadouros do Aedes nos domicílios é a realização de um ARRASTÃO.

Em 2012, já com incessantes ações de combate a Dengue, ocorreram apenas 3 casos da doença em nossa cidade, sendo um autóctone e dois importados. A primeira vez que o número de casos de Dengue foi expressivo no município aconteceu em 2011, com o registro de 632 casos autóctones e 14 importados.

Entenda o que é e como funcionam os Arrastões

Diferentemente dos mutirões, as pessoas NÃO deverão colocar nenhum tipo de material inservível na calçada

São denominados como “Arrastões”, as visitas domiciliares realizadas casa a casa em áreas de risco para a proliferação do Aedes Aegypti, áreas de risco ou de maior vulnerabilidade para a infecção por Dengue ou áreas com casos suspeitos ou confirmados, com o objetivo de orientação e inviabilização de criadouros, incentivando os moradores a se desfazerem de materiais inservíveis (sobretudo aqueles que possam servir de criadouro para o mosquito).

OBJETIVO: eliminar criadouros e diminuir a população do mosquito Aedes Aegypti.

Essa é uma ação de extrema importância para a redução da oferta de criadouros ao mosquito e do aparecimento de outros animais vetores de doenças (como ratos) e animais peçonhentos (escorpiões, por exemplo), diminuindo desta forma o risco de acidente.

Também estão sendo colocados 05 Outdoors para incentivo da grande virada contra a Dengue no nosso município.

Serão desenvolvidas ações educativas aos moradores/responsáveis pelos imóveis, incentivando que tirem “10 minutos por semana contra a Dengue”, com entrega de folhetos.

A coordenadora de Vigilância em Saúde Yara Dalva Tomaelo Bunder e a diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri, informam que, diferentemente dos mutirões, as pessoas NÃO deverão colocar nenhum tipo de material inservível na calçada. “Devem aguardar a visita do agente, que efetuará uma vistoria nas áreas externas do imóvel para identificar/retirar materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o mosquito. Não retiraremos entulhos”, alertam.

Início do Arrastão em Ourinhos

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou as atividades de arrastão no último dia 5 de novembro pelo bairro Jardim Santa Felicidade.

O trabalho está sendo efetuado em áreas de maior ocorrência de Dengue em 2013 e em áreas com índice de maior de densidade larvária, que são consideradas áreas mais vulneráveis do nosso município.

As atividades de campo estão sendo coordenadas pelo chefe de Seção do Núcleo de Controle de Endemias Valdir Graciano, e por supervisores de campo. Há um total de 29 agentes para este trabalho.

A SAE e a Secretaria de Obras são parceiras da ação, com o fornecimento de caminhões e motoristas para receber os materiais retirados dos imóveis.

Áreas de realização do arrastão, por ordem de execução do trabalho:

• Dia 05/11: Jd. Santa Felicidade, Jd. Julia, Jd.Explendor, Jd. Bandeirantes, Jd. Primavera.

Foram recolhidos aproximadamente 1.880 kg de materias, possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

• Dia 06/11: Jd. Ouro Verde, Jd. Paulista 1ª secção.

Foram recolhidos aproximadamente 900kg de materias, possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

• Dia 07/11: Jd. Paulista 1ª secção, Jd. Paulista 2ª secção,Jd. Tropical.

Foram recolhidos aproximadamente 600kg de materias, possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

• Dia 08/11: Jd. Paulista 2ª secção, Jd. Tropical.

Previsão de recolher 800kg de materiais.

Na próxima semana o arrastão será efetuado nas regiões dos seguintes bairros: Vila São Luiz, Jd. do Sol I e II, Jd. do Sol, Jd. Manhatan, Jd. Industrial, Vila Christoni, Jd. Bela Vista (não necessariamente nesta ordem).

SERVIÇO:

• Secretaria Municipal de Saúde – CVES - Vigilância Epidemiológica - Fone/Fax: (14) 3322-3886.

• Núcleo de Controle de Vetores Endereço: Rua Maranhão, 102 – Vila Perino - Fone: (14) 3326-9323.