Num constante trabalho de prevenção ao aparecimento de casos de dengue, a Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde volta a fazer um alerta a todas as famílias que por ventura sairão de viagem, para que retirem de suas residências todo e qualquer tipo de material que possa servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.
Durante este período de fortes chuvas é importante que as pessoas vistoriem baldes, vasos de plantas, tampinhas e garrafas, copos, plásticos, brinquedos, efetuem a limpeza da caixa d’água, das calhas, verifiquem o compartimento que pode acumular água atrás da geladeira e deixem sempre as tampas dos vasos sanitários fechadas.
De acordo com balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, no período de 05 de julho a 31 de dezembro de 2015 foram contabilizados 23 casos de dengue em Ourinhos, sendo 21 autóctones e 2 importados. No primeiro semestre de 2015 ocorreram 6.219 casos da doença, sendo 6.194 autóctones e 25 importados.
Para que Ourinhos não enfrente uma nova epidemia da doença este ano, a Prefeitura conta com o apoio de toda a população em mais uma Mega Operação “Todos Contra o Aedes Aegypti” que será realizada assim que cessarem as chuvas. Durante a ação serão recolhidos todos os materiais que possam servir de criadouro para o mosquito, que além da dengue também transmite a febre chikungunya e o zika vírus.
Vamos juntos vencer essa luta e acabar com o Aedes!