Na tarde da última sexta-feira, 05, a prefeitura inaugurou as novas instalações da Biblioteca Municipal Tristão de Athayde. O evento reuniu diversas pessoas, incluindoa prefeita Belkis Fernandes, o deputado federal Capitão Augusto, o deputado estadual Ricardo Madalena, o vereador Flávio Luiz Ambrozim “Flavinho” e Secretários Municipais.
A inauguração marcou ainda o último dia de Fernando Cavezale como secretário municipal de Cultura, sendo a pasta assumida pelo coordenador administrativo da Cultura Júlio César Oliveira.
Na ocasião, a prefeita Belkis cumprimentou os presentes e parabenizou os funcionários da Secretaria pela biblioteca. “Cumprimento todos que aqui se fazem presentes e parabenizo a Lia que é a diretora da biblioteca e que tanto se empenhou em prol desta mudança, o Júlio pelo conhecimento de anos da Secretaria e que agora assumirá o cargo de Secretário e ao Fernando que deixou todo esse legado. Por ele acreditar sempre nas coisas é que nós conseguimos transformar este espaço em uma Biblioteca Viva, que será altamente estimulante para o conhecimento”, destacou.
O deputado federal Capitão Augusto também parabenizou os envolvidos nesta mudança e destacou o trabalho do secretário Fernando Cavezale. “Parabenizo o Fernando que já deixou sua marca como Secretário e que tanto contribuiu para a cidade, compondo um dos Hinos mais bonitos de um município. Todas as suas benfeitorias ficarão para a nossa história. Desejo boa sorte também ao Júlio que assumirá o lugar o Fernando, parabenizo a Lia pelas belíssimas palavras e a prefeita Belkis pelo investimento na cultura ourinhense”.
Também presente na inauguração o deputado Ricardo Madalena lembrou que mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela falta de recursos, a prefeitura não deixou de investir na cultura da cidade. Nós estamos vivendo um momento de crise no país, Prefeituras sem recursos e nós vimos que a o governo de Ourinhos não tem descuidado da infraestrutura da cidade, da saúde, da educação e ainda tem investido na cultura. Olha que importância tem essa Biblioteca Municipal, além do vagão histórico que brevemente será reformado. Parabéns a todos pelo trabalho que mesmo em um momento difícil está se sobressaindo”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Flavio Luiz Ambrozim “Flavinho”, também fez suas considerações. “Quero cumprimentar todos os funcionários da Secretaria de Cultura e o Fernando Cavezale que fez um excelente trabalho durante esses anos. Hoje nós vimos realizar um sonho de muitas pessoas, de muitos funcionários e da população ourinhense de ter um local apropriado para acolher a Biblioteca Municipal. Ficamos felizes em ver tudo que vem sendo feito na Secretaria de Cultura de Ourinhos, Parabéns a todos”.
Fernando Cavezalle que esteve a frente da Secretaria Municipal de Cultura durante 3 anos e 2 meses agradeceu a Prefeita, todos os funcionários da Secretaria e falou sobre a nova biblioteca. “Quero cumprimentar a todos e agradecer a Prefeita que em uma situação totalmente adversa politicamente acreditou no meu trabalho. Agradeço ao deputado Ricardo Madalena que teve uma grande participação quando começamos a buscar o resgate deste vagão, também a ajuda do vereador Flavinho para que hoje possamos preservar um pouco mais da nossa história. Quero agradecer a todos da Secretaria de Cultura e também a Lia pelo excelente trabalho e dizer que é um prazer inaugurar este espaço, pois era um incomodo conviver com uma biblioteca em um prédio que não era apropriado para ela e sim para um comércio. Sonhávamos com um espaço que possibilitasse esse conceito de Biblioteca Viva e hoje essa realização foi possível!”.
BIBLIOTECA VIVA
Em um belíssimo discurso, a diretora da Biblioteca Municipal, Lia Ferrer agradeceu e relatou a sua satisfação com a mudança. “Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a administração da cidade de possibilitar essa mudança e, agradecer muito toda a equipe que trabalhou pra que isso fosse possível. Os nossos funcionários que se doaram intensamente pra deixar tudo pronto, desde a marcenaria, elétrica, mecânica, todos os setores mesmo. ‘Biblioteca Viva’, esse é o conceito que nós precisamos implantar nas bibliotecas. A biblioteca é feita de livros, mas também é feita de pessoas, pessoas que trabalham, que leem e que dedicam suas energias para que as vozes dos autores não sejam caladas. Por isso é necessário que todos nós estejamos engajados nessa luta, contribuamos um pouco para que não morra a cultura e a prática da leitura no nosso país”.
“Biblioteca Viva é uma biblioteca pulsante, que abriga, dá consolo, respaldo e conforto aos seus usuários. Biblioteca Viva é aquela que nós queremos pro nosso município e é por isso que nós lutamos e mudamos pra cá pra ter um espaço acolhedor onde as pessoas possam se sentir à vontade como se estivessem em suas casas. Eu termino essa fala citando um autor brasileiro, Mário Quintana: ‘O livro não muda o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas’. Que nós possamos nos deixar transformar com a leitura e com tudo que a biblioteca pode nos oferecer!”, encerrou Lia.
Os interessados em conhecer as novas instalações da Biblioteca Tristão de Athayde, podem se dirigir até a Av. Rodrigues Alves, nº 141, em frente à Secretaria Municipal de Cultura (Casa dos Ingleses).O horário de funcionamento é das 8h ás 20h, de segunda à sexta-feira.