22 NOV 2013
DESENVOLVIMENTO URBANO
Prefeitura convoca ALL para discutir intervenções em passagens em nível

Preocupada com a segurança da população de Ourinhos, que utiliza as passagens de nível da linha férrea para transpor ruas ou bairros da cidade, a prefeita Belkis Fernandes convocou uma reunião com a ALL (América Latina Logística) com o objetivo de discutir os diversos problemas da ferrovia e mobilidade urbana de Ourinhos.

Dentre os pontos debatidos no encontro, que contou com a presença da coordenadora de patrimônio Andriele Rodrigues, do assessor da diretoria de relações institucionais Emanoel Tavares Costa Junior, além do chefe de gabinete Ronaldo Mori e do secretário de desenvolvimento urbano Valdir Bergamini, a prefeita destacou que a população está preocupada com a construção dos direcionadores de fluxo para pedestres (muretas de concreto) nas passagens em nível na linha férrea.

Os funcionários da ALL explicaram que a ação está sendo executada por determinação judicial - 1ª Vara Federal de Ourinhos - e nos termos e orientações da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e visa aumentar a segurança da população. A prefeita Belkis Fernandes sugeriu algumas intervenções nos direcionadores de fluxo, como a diminuição da altura das “muretas”, completando-as com a fixação de alambrados na parte superior, garantindo assim mais segurança aos pedestres, evitando que esses locais sirvam de abrigo para meliantes.

A empresa sinalizou a possibilidade de atender a solicitação da Prefeitura, mas ressaltou que tal alteração em projeto será submetida para a aprovação da ANTT e MPF.

A prefeitura também tomou a frente e se comprometeu em iluminar todas as passagens em nível, bem como os direcionadores de fluxo.

Passagem em nível da Shell

Na ocasião, a prefeita ainda pediu a ALL algumas benfeitorias na passagem em nível da “Shell”. “Estamos solicitando também a permissão para alargamos a passagem em nível no cruzamento das Av. Horário Soares com a Rua Rio de Janeiro. A doação da área para o município já foi feita pela Raízen (detentora dessa área) no ano passado.

O pedido que contempla o projeto de alargamento da passagem em nível tem como intuito melhorar a fluidez do trânsito nesse espaço urbano, inclusive a Prefeitura já desenvolveu projeto urbanístico para solucionar esta questão do alargamento da passagem em nível.

FOTO: Adriele da ALL explica a prefeita Belkis Fernandes que as ‘muretas’ estão sendo instaladas de acordo com determinação judicial - 1ª Vara Federal de Ourinhos