29 SET 2017
DIRETORIA DE TRÂNSITO
Prefeitura promove ações de conscientização na Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes Concedidos, promoveu diversas ações de conscientização na Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro. O evento principal ocorreu sábado (23), na Praça Mello Peixoto com a entrega de panfletos e orientações aos motoristas. A atividade teve participação da AMO/SIM (Associação Mirim de Ourinhos/Serviço de Integração de Meninas) e de professores, funcionários e usuários da AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico).

Com o tema “O Trânsito de uma Cidade é o Reflexo da Educação do seu Povo“, cerca de cinco mil pessoas entre motoristas e pedestres, foram orientados quanto uso de cinto de segurança, perigos do celular enquanto dirige, velocidades permitidas, respeito à faixa de pedestre e valores de multas.

Celi Bergamo professora de educação física da AADF, trabalha na área de reabilitação dos pacientes e chama a atenção para a importância desse tipo de conscientização. “Atendemos na AADF vários casos de deficiência adquirida e a maioria causada por acidentes de trânsito”, revela.

Josiane Aparecida Rodrigues, funcionaria da AADF, também participou da ação de conscientização distribuindo panfletos e orientando os veículos sobre as vagas reservadas aos portadores de deficiência.

Essa é uma campanha extremamente importante. A gente observa que grande parte do público que atendemos na AADF são vítimas de acidentes. Além da capacidade física afetada, também existe o psicológico do portador de deficiência que fica bastante abalado. A campanha serve para evitar que isso aconteça”, informa.

Segundo o Diretor de Trânsito e Transportes Ariovaldo de Almeida Silva, a campanha sobre a semana de trânsito teve início no desfile cívico de 07 de setembro com o Projeto Patrulha no Trânsito, onde uma carreta alegórica om faixas de pedestre, semáforos e ruas, desfilou durante o evento.

No dia 21 de setembro foi realizada uma palestra para 200 alunos na escola Dias Negrão, na parte da manhã, faixas foram afixadas ao redor das escolas e pela cidade, cerca de 40 carros da frota municipal e 40 ônibus da frota de circular receberam adesivos com o tema da campanha. Até o final do ano teremos mais três campanhas de conscientização, uma por mês. A próxima será em outubro com o tema ‘Consumo de Álcool e Direção’”, revela.