03 SET 2013
EDUCAÇÃO
Hasteamento das Bandeiras na Praça Mello Peixoto marca início das atividades do 7 de setembro

A prefeita Belkis Fernandes, juntamente com a secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, Tiro de Guerra, Secretários Municipais, dentre outros convidados participaram de solenidade na manhã deste domingo, 1º de setembro, em comemoração ao início da Semana da Pátria.

A solenidade contou com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Ourinhos e também com a cerimônia do "Fogo Simbólico da Pátria", feita pelos atiradores do TG, cuja Pira permanecerá acesa até o dia 07.

A prefeita falou sobre a importância de preservar a simbologia da semana que culmina com as comemorações no dia 07, quando se comemora o dia da Independência do Brasil. “É na semana da Pátria que relembramos o significado do dia da Independência do Brasil. Hoje, mesmo em um grupo pequeno estamos aqui para representar nosso município e uma pequena parte do nosso país com a demonstração de civismo, nosso amor a Pátria. Temos muito que comemorar. Desde 1.822, com a Independência, quando rompeu a liderança de Portugal sobre o Brasil, demonstramos ao mundo inteiro o quanto o nosso país, o quanto nós somos capazes e avançamos. Temos que comemorar em todas as áreas e mostrar o orgulho de sermos brasileiros. A educação é um dos caminhos e que essa semana sirva para refletirmos a importância de sermos um país com liberdade, autonomia e soberania”, frisou.

O Chefe da Instrução do Tiro de Guerra Sub Tentente André Teodoro da Silva, relembrou o dia 07 de setembro de 1822. “Esta é uma data simbólica que finalizou o processo que iniciará com a vinda de Dom João para o Brasil, quando então às margens do Rio Ipiranga foi proclamado o Dia da Independência. É comum nós do Exército relembrarmos as datas históricas e nossos militares que participaram dos eventos históricos do Brasil. Devemos ter em mente que somente o conhecimento e principalmente a educação, porque é somente através dela que temos o conhecimento, que o povo pode se considerar realmente liberto de todas as amarras. Hoje chegamos a estar entre as nações mais desenvolvidas do mundo. Ourinhos hoje, tenho certeza que todos esses valores, principalmente os investimentos na área da educação, o que é muito importante, é a base para todo desenvolvimento, está avançando. Ainda há muito para se fazer pelo Brasil, por isso temos que nos unir para termos essa liberdade. Relembremos do nosso imperador D. Pedro que iniciou um processo que até hoje está se desenvolvendo”, destacou.

A Secretária de Educação, Profª Maria Tereza Paschoal de Moraes falou sobre a importância da semana da Pátria para a educação. “Esse é um processo que passa pela escola, e nós professores temos trabalhado sempre no sentido de lembrar o que é o 7 de setembro, porque é feriado, o que é o desfile cívico, sendo esse um trabalho muito importante, para valorizarmos tudo o que vivemos no nosso país”, finalizou.

Rogério, assessor do vereador Inácio J. B. Filho também prestigiou o evento.

Origem do Fogo Simbólico da Pátria

Em 1937, um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do FOGO, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o Território Nacional, em peregrinação cívica.

Em 1.972, durante as comemorações do sesquicentenário da nossa Independência, partiram quatro Chamas dos quatro pontos extremos do Brasil, em rotas distintas, para se fundirem numa só Chama Sagrada, no dia 7 de Setembro, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, histórico local do Grito da Independência. Por força das limitações financeiras e de questões maiores de segurança para os atletas, a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria passou a ser realizada, na maioria dos Estados, em âmbito municipal.

Desfile de 7 de Setembro

O Desfile do Dia da Pátria será realizado em Ourinhos no dia 07 de setembro, a partir das 08 horas na Avenida Altino Arantes, com a participação das Escolas Municipais, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Bombeiros, Polícia Rodoviária, Guarda Mirim e diversas entidades de Ourinhos.

Demonstre seu patriotismo e prestigie o desfile!