O Prefeito Lucas Pocay divulgou na segunda-feira (16) em reunião no auditório do Sest/Senat com representantes da sociedade civil o plano de contingência para combater o coronavírus em Ourinhos.
Participaram do encontro o vice-prefeito, Dr. Ferrerinha, o promotor de justiça Dr. Adelino Lorenzentti, o médico infectologista Dr. Éder Hideki, delegado responsável da Polícia Judiciária de Ourinhos Dr. Pedro Telles, Tenente Coronel Botega do 31º Batalhão da Polícia Militar, o presidente da Câmara Municipal Alexandre Enfermeiro e a Diretora Regional da Vigilância Epidemiológica de Assis, da Secretaria Estadual de Saúde, Gisele Gutierres.
Entre os protocolos adotados para evitar a transmissão do novo vírus, foi criada a Central Coronavírus para que a população possa obter orientações sobre a doença e a Central de atendimento telefônico da Farmácia Central para que pacientes que fazem uso de medicamentos de alto custo e administrativos possam verificar pelo telefone a disponibilidade do remédio, fornecido pelo Estado, evitando assim aglomeração no local.
A Prefeitura de Ourinhos publicou no Diário Oficial do Município do dia 17 de março de 2020, o Decreto 7.240, que estabelece as exigências e recomendações de funcionamento de todos os estabelecimentos do município.
VEJA COMO VAI FUNCIONAR:
- ESCOLAS: aulas suspensas por tempo indeterminado em toda rede municipal, estadual e particular.
- ACADEMIAS E CINEMA: Fechadas pelo período de 15 dias.
- CLÍNICAS DE SAÚDE: organizar horários para evitar aglomeração e reforçar higienização.
- TERMINAL URBANO, SHOPPING E COMÉRCIO EM GERAL: reforçar medidas preventivas de higienização e disponibilizar álcool em gel.
RESTAURANTES, LANCHONETES E BARES: disponibilizar álcool em gel, anteparo salivar – vidro que separa quem se serve dos alimentos, manter distância entre as mesas e manter local arejado.
EVENTOS CULTURAIS E ESPORTIVOS: Suspensos pelo prazo de 30 dias.
AULAS ESPORTIVAS E CAMPEONATOS (Oferecidos pela Prefeitura): Suspensos por tempo indeterminado.
AULAS DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA E DESENHO (Oferecidas pela Prefeitura): Suspensas por tempo indeterminado.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL: Expediente das 7h às 13h; atendimento ao público suspenso.
POSTOS DE SAÚDE, UPA, P.A. DA COHAB, FARMÁCIA E POSTÃO CENTRAL: Atendimento normal.
RESTRIÇÃO NA UPA: Apenas um visitante por paciente com idade inferior a 60 anos a cada 12 horas, que não apresente sintomas de gripe.
VALE CONSIDERAR:
- Estabelecimentos que elevarem preço de produtos por conta da situação poderão ser multados de acordo com a legislação.
- Haverá fiscalização dos estabelecimentos comerciais para garantir que estão cumprindo os protocolos de prevenção.