Alunos do projeto social "Tobias de Aguiar" desenvolvido na cidade de Palmital visitaram Ourinhos na segunda semana de março para conhecer e participar do treino do futebol de amputados da Secretaria Municipal de Esportes. Cerca de 15 adolescentes conheceram um pouco da história da ação desenvolvida pela Prefeitura de Ourinhos, conversaram com os atletas e ainda disputaram uma partida. O futebol deamputados integra uma série de modalidades inclusivas e paraolímpicas mantidas pelo município e já se tornou referência em todo o Estado.
Zito Dias dos Santos, um dos atletas de futebol de amputados, diz que os jogadores precisavam de um incentivo para de aperfeiçoar na modalidade. Segundo ele são muitos os que dizem que apoiam o deficiente, mas poucos que oferecem condições e estrutura como a Prefeitura de Ourinhos.
“Esse apoio mudou a vida dos deficientes. A Prefeitura tem apoiado, tem feito sua parte para socializar todo o grupo, trazendo o deficiente para fazer algum esporte. Isso é motivador. Com seis meses de treino já pegamos terceiro lugar no campeonato Brasileiro da SérieB. Para a gente foi muito gratificante. Mas para isso precisa ter apoio e a Prefeitura não tem nos deixado de lado”, declara.
O futebol de amputados é desenvolvido em Ourinhos há cerca de um ano. Nesse período já disputou o 1º Torneio de Futebol de Amputados promovido pelo município e também a série B do Campeonato Brasileiro.
Atualmente os atletas se preparam para jogar o Campeonato Paulista, que deveria ter começado dia 21 de março, contra o Corinthians, mas foi adiado por conta do novo coronavírus. A competição reúne 9 times divididos em dois grupos. Na primeira fase todas as equipes de cada chave jogam entre si. As duas melhores de cada grupo se classificam para as finais. Ourinhos caiu no denominado “grupo da morte” com Corinthians, São Paulo, Sorocaba e Santos. A outra chave conta com as equipes Instituto Vida, Evolução, Ponte Preta e Bola pra Frente.