14 ABR 2020
COMBATE À COVID-19
Casos de coronavírus dobram em menos de 24 horas e Prefeito Lucas Pocay anuncia que vai decretar estado de calamidade pública nesta terça-feira (14)

Com o dobro de casos confirmados de coronavírus em menos de 24 horas em Ourinhos, o Prefeito Lucas Pocay anunciou em sua página oficial na internet que vai decretar estado de calamidade pública nesta terça-feira (14).

A possibilidade de reabrir o comércio, conforme foi discutido em reunião na quinta-feira (09) entre representantes do poder executivo, legislativo, comércio e órgãos técnicos da saúde foi descartada pelo Prefeito Lucas Pocay, que se disse muito preocupado com o comportamento da população em não respeitar o isolamento social.

"Observamos nesse período que o comportamento da população fez com que em poucos dias os casos dobrassem, inclusive com a internação de uma adolescente de 13 anos de idade, o que nos deixou muito assustados. Analisamos os dados, o índice de transmissão, a taxa de mortalidade, o aconselhamento do Ministério Público Federal, entre outros pontos, e decidimos que agora é o momento de agirmos com ainda mais serenidade e responsabilidade e preservar o bem maior que é a vida humana."

O decreto que será publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (14) deverá conter restrições ainda mais rígidas para os estabelecimentos comerciais considerados de serviços essenciais, como supermercados, bancos, lotéricas, entre outros.

Quanto ao comércio, Lucas informou que a administração municipal irá buscar alternativas para o impacto social e econômico no município. "Contem com o poder público para criar outras alternativas, temos diálogo aberto e de forma transparente, mas neste momento seria irresponsabilidade agir de forma impensada, colocando a questão econômica acima da saúde e da vida humana. Uma coisa é certa, não deixaremos faltar comida na casa de nenhum ourinhense”.