13 MAI 2020
COMBATE À COVID-19
Prefeitura intensifica fiscalização e lança canal para denunciar lojas abertas irregularmente

POPULAÇÃO PRECISA AJUDAR - O que tem acontecido muito é os fiscais irem até o local da denúncia, resolverem a situação, mas depois de um tempo a loja volta a abrir.

A Prefeitura de Ourinhos continua a fiscalização de estabelecimentos em desacordo com o decreto estadual, que impede ou restringe o funcionamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A população também pode ajudar os fiscais da Secretaria do Meio Ambiente pelo canal de denúncias do WhatsApp pelo número (14) 9.9613-2753. O anonimato é garantido.

Até dia 30 de maio apenas serviços considerados essenciais (farmácias, supermercados, óticas, hospitais, postos de combustíveis, pet shops) podem funcionar, mesmo assim, seguindo algumas regras para evitar aglomerações. (O número de clientes dentro das lojas deve ser de, no máximo, o do dobro de funcionários. Na parte externa, a loja deve organizar fila com dois metros de distância entre cada cliente).

Quem flagrar irregularidades na abertura do comércio pode enviar o endereço ou foto do estabelecimento pelo canal de denúncia. Aglomerações em espaços públicos, como praças e parques, também podem ser denunciadas. A fiscalização da Prefeitura irá até o local e, se comprovado o descumprimento do decreto, o estabelecimento pode ser multado e até perder o alvará de funcionamento.

A Prefeitura de Ourinhos vem fiscalizando estabelecimentos de serviços essenciais autorizados a funcionar durante a quarentena, como supermercados, lotéricas, agências bancárias e outros, para verificar o cumprimento das medidas preventivas, entre elas, regras de distanciamento, uso de máscara, ventilação, quantidade de pessoas por ambiente, higienização e a disponibilização de álcool em gel para clientes.