Estudo da Secretaria Municipal da Saúde revela que, em Ourinhos, o número de pacientes curados da Covid-19 ultrapassou a quantidade de pessoas infectadas. Até dia 17 de julho, a cidade tinha 258 casos confirmados do novo coronavírus.
São pacientes que estão sob tratamento, em isolamento e monitorados. Na mesma data, 461 pessoas já haviam sido curadas da doença. A análise revela ainda uma tendência de queda no número de resultados positivos e um aumento na quantidade de pacientes livres da doença nos próximos meses.
Os dados positivos, segundo Célia Exposto, Gerente de Apoio a Vigilância em Saúde do Município, são frutos da força tarefa da rede de saúde da cidade, em conjunto com as ações de conscientização e fiscalização da Prefeitura de Ourinhos.
Ela explica que a maioria dos pacientes positivos para Covid-19 fazem o tratamento e recebem alta no período de 14 dias, seguindo todos os protocolos de saúde.
Os pacientes são monitorados constantemente e, não havendo complicações, são liberados, sem a necessidade de internações mais longas destinadas aos casos graves.
“Desde o início temos trabalhado na questão da identificação dos casos. A rede de saúde faz o rastreamento dos casos. É trabalho em conjunto com a atenção básica, vigilância sanitária, meio ambiente, segurança, é uma rede de verificação. Nossa rede hospitalar, Santa Casa, Hospital Unimed e o Hospital Covid-19 do município é muito firme e troca informações constantemente para melhorar as ações de prevenção e cura”, diz Célia.
Ouça esta reportagem: