A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, vem promovendo série de investimentos ambientais visando se adequar aos protocolos internacionais de boas práticas de sustentabilidade. Entre as principais ações está o fechamento do aterro controlado. Agora o espaço está sendo aterrado e não recebe mais resíduos. Todo lixo orgânico produzido em Ourinhos é levado à CTO (Central de Transbordo de Ourinhos) e tem na cidade de Piratininga (SP).
Outro antigo problema que vem sendo resolvido é o despejo irregular de lixo e entulho às margens da Estrada Guaraiúva. O local agora é iluminado e monitorado 24 horas por nove câmeras de vídeo para inibir ou punir os infratores. O videomonitoramento também é utilizado para identificar autores de queimadas criminosas.
“Ali era uma área viciada. A população se acostumou a descartar o resíduo naquele local. Agora, além das câmeras estamos fazendo a contenção com pneus para evitar que os carros acessem o terreno”, diz o Secretário do Meio Ambiente e Agricultura Maurício Amorosin, que anunciou a implantação de quatro Ecopontos em Ourinhos e o funcionamento de duas máquinas trituradoras de madeira.
“Em breve teremos trituradores para não ocorrer o acúmulo de galhadas. Vamos transformar os restos de madeira em biomassa, que poderá ser vendida para gerar recursos ao Fundo do Meio Ambiente.”
Quanto aos Ecopontos, locais de entrega de pequenos volumes de entulho e materiais recicláveis, serão quatro, um em cada região da cidade. O primeiro será construído na Estrada Guaraiúva, próximo ao Eternos Motoclube.
Ouça a reportagem e a entrevista: