O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ourinhos terá mais uma modalidade a partir deste ano. O handebol adaptado passa a ser o 11º esporte oferecido pelo projeto que já agrega mais de 100 competidores portadores de deficiência.
A nova modalidade será uma extensão do Handebol praticado há anos pela AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico), que já utiliza as dependências do Ginásio Monstrinho para treinamentos e, a partir de agora, passa a incorporar novos atletas interessados no esporte.
“É uma alegria para nós porque até então esse grupo pertencia apenas à AADF. Nós treinamos semanalmente aqui e agora o handebol vai passar a ser uma nova modalidade dentro da Secretaria. Vai poder expandir mais. É a inclusão através do esporte”, diz Leia Brisola, presidente da AADF.
A iniciativa foi elogiada pelo vereador Alexandre Zoio, que incentiva a política de inclusão desde o início do projeto.
“Tenho certeza que se continuarmos apoiando, o esporte inclusivo pode crescer muito mais. Já temos atletas campeões e tenho certeza que com o incentivo teremos atletas disputando até a paraolimpíadas”, afirma.
O Esporte Inclusivo da Secretaria Municipal de Esportes passa a ter as seguintes modalidades: capoeira, judô, xadrez, tênis em cadeira de rodas, WCMX (esporte radical em cadeira de rodas), atletismo, natação, futebol, tênis de mesa, mountain bike e handebol.
“Esse trabalho vem sendo reconhecido. Ourinhos está se tornando referência para outros municípios”, declara o Secretário de Esportes Danilo Lima.
Ouça esta reportagem: