A Secretaria de Educação lançou uma consulta pública para decidir sobre o retorno ou não das aulas presenciais na rede de ensino da Prefeitura de Ourinhos. Pais de alunos e profissionais da educação de escolas municipais podem opinar.
Para participar é preciso acessar o link https://forms.gle/8He4qt1BSm7m2Yvb6.
A questão a ser respondida afirmativa ou negativamente é: “senhores pais ou responsáveis, vocês concordam com a retomada das aulas presenciais ainda no ano de 2020, conforme o Plano do Estado de São Paulo?”. A pesquisa estará no ar entre os dias 5 e 13 de agosto.
O Governo do Estado anunciou para setembro a retomada de aulas presenciais em todos os níveis de ensino das redes pública e particular desde que atendam os rígidos protocolos de segurança.
As instituições de ensino ou rede terão autonomia para escolher as melhores estratégias de retorno ás aulas junto com a comunidade escolar ou acadêmica. As prefeituras são autônomas para regulamentar o plano de retomada.
SEGURANÇA
Caso as aulas sejam retomadas, as escolas precisarão obedecer a rígidos protocolos de segurança para a reabertura. Entre eles, estão o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, inclusive na sala de aula, com exceção da educação infantil; recreios e intervalos com revezamento das turmas em horários alternados; horários de entrada e saída escalonados para evitar aglomerações; veto a feiras, palestras, seminários e competições esportivas.
Medidas específicas de higiene pessoal também devem ser adotados nas escolas, como distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para professores e funcionários, uso obrigatório de máscara nas instituições de ensino e no transporte escolar, fornecimento de água potável em recipientes individuais e higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
Ouça esta reportagem:
(A imagem é ilustrativa. Créditos: Freepik.com)