13 AGO 2020
COMUNICAÇÃO
Comércio abre em horário normal com limitação de clientes e medidas de segurança a partir desta quinta-feira (13)

O da Prefeitura de Ourinhos, publicado quarta-feira (12) no Diário Oficial do Município autoriza a retomada do horário normal das lojas do comércio de Ourinhos.

O município está na fase amarela do Plano São Paulo, com regras mais flexíveis para a retomada da economia durante a pandemia do Covid19. As lojas do comércio em geral passam a funcionar a partir do dia 13 agosto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados das 8h às 13h, desde que a permanência de clientes seja limitada a 40% do estabelecido pelo Corpo de Bombeiros.

regras específicas para restaurantes, padarias, sorveterias, shoppings, adegas, academias, salões de beleza, templos religiosos e espaços públicos. O decreto ressalta que a flexibilização e a normalidade do horário comercial podem ser reavaliadas, do ponto de vista epidemiológico a qualquer momento, caso haja aumento exponencial dos números de contaminados que impossibilite a viabilidade do pleno funcionamento da Rede de Saúde Municipal.

Ouça esta reportagem:

VEJA COMO FICA A ABERTURA DO COMÉRCIO DE OURINHOS

Lojas em geral

8h às 18h (segunda a sexta)

8h às 13h (sábados)

-Limitar no interior das lojas 40% da capacidade máxima de pessoas

-Controle de filas no exterior da loja, com espaçamento de 2 metros entre as pessoas

Shopping Centers, galerias e similares

Lojas: segundas a sábado das 12h às 22h

Praça de alimentação: segunda a domingo das 12h às 22h

-Limitar no interior do shopping 40% da capacidade máxima de pessoas

Padarias e lanchonetes

Segunda a Domingo das 06h às 19h para atendimento presencial e consumo no local, sem prejuízo dos serviços de entrega (delivery) e drive thru.

Restaurantes, bares e similares

Segunda a domingo das 11h às 15h e das 18h à 00h para atendimento presencial e consumo no local, sem prejuízo dos serviços de entrega (delivery) e drive thru.

-Disponibilizar álcool gel e exigir uso de máscara

OBS: Será permitido som ao vivo desde que seja respeitado o distanciamento de 6 metros entre os cantores e as mesas. Os músicos devem ficar distantes 2 metros um do outro e não precisam usar máscara.

Sorveterias e locais de fornecimento de açaí

Segunda a domingo das 12h às 22h para atendimento presencial e consumo no local, sem prejuízo dos serviços de entrega (delivery) e drive thru;

Adegas

Segunda a domingo das 11h às 15h e das 18h à 00h, para atendimento presencial , sem prejuízo dos serviços de entrega (delivery) e drive thru;

-Disponibilizar álcool gel e exigir uso de máscara

OBS1.: Em sistemas self-service os clientes deverão ser servidos por funcionário do estabelecimento, especificamente designado para esta finalidade e de forma individualizada, seguindo todos os critérios de prevenção

OBS2.: recomenda-se o agendamento prévio, prevendo intervalo suficiente entre marcações para higienização completa das mesas, estações de atendimento e utensílios

Academias

Segunda a sábado das 06h à 00h

-Limitar no interior do estabelecimento 30% da capacidade máxima de pessoas

-Fechar cada área da academia 2 vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes;

-Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre, contendo toalhas de papel e produto específico de higienização para que os clientes possam usar nos equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. No mesmo local, deve haver orientação para descarte imediato das toalhas de papel;

-É obrigatório o uso de máscaras, por recepcionistas, professores, equipe de limpeza, gerentes, terceiros e alunos.

-A academia deve fornecer copos descartáveis;

-Não é permitido a entrada e permanência de clientes que façam parte do grupo de risco, salvo por orientação médica;

-Recomenda-se na entrada das academias tapetes sanitizantes.

Salões de Beleza e Barbearias

Segunda a sábado das 10h às 20h

Igreja e Templos Religiosos

Segunda a domingo das 06h às 22hs

-A duração das missas e cultos religiosos deverão ter duração de no máximo duas horas seguidas;

-Disponibilizar álcool gel e exigir uso de máscara

-Recomenda-se na entrada dos templos tapetes sanitizantes;

Cemitério

Segunda a sábado das 08h às 13h

-Obedecer ao limite máximo de 40 pessoas, com permanência máxima de 01 hora, sendo obrigatório o uso de mascarás durante a visitação.

Parque Ecológico

Segunda a sábado das 08h às 13h, obedecendo ao limite máximo de 40 pessoas, com permanência máxima de uma hora, sendo obrigatório o uso de mascarás durante a visitação.

Pista de Caminhada e Pista de Arrancada no Parque de Exposição Olavo Ferreira de Sá

Segunda a domingo das 06h às 20h, sendo obrigatório o uso de mascarás durante a visitação