Dados da Secretaria Municipal da Saúde revelam que 95% dos pacientes diagnosticados com covid-19 em Ourinhos foram curados da doença. Até dia 24 de novembro a cidade registrava 2.632 casos. Do total, 2.506 pessoas haviam sido curadas e 78 estavam em monitoramento. Mortes representam apenas 1,8% do total. O índice reflete os bons resultados obtidos pelas ações desencadeadas pela Prefeitura de Ourinhos para conter o avanço da pandemia e tratar a doença.
PANDEMIA NÃO ACABOU
No entanto é preciso estar alerta para evitar mais casos. A pandemia ainda não terminou. O uso da máscara, álcool gel e das medidas de higiene e segurança públicas não podem ser relaxadas. A Prefeitura de ourinhos mantém as ações de fiscalização, notificação e autuação de estabelecimentos ou cidadãos que descumprem as medidas.
DENÚNCIAS PELO WHATSAPP
Desde o dia 4 de junho quando foi desencadeada a operação “Tolerância Zero”, os fiscais do município já receberam quase 700 denúncias que resultaram em mais de 360 notificações e cerca de 30 multas. Desrespeitar o decreto municipal que estabelece regras para evitar a disseminação do Covid19 gera autuação no valor de R$ 500 a R$ 5 mil. Denúncias sobre festas, aglomerações e estabelecimentos que desrespeitam as medidas de segurança podem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99613-2753.
BALADAS ESTÃO PROIBIDAS
No final de semana dos dias 21 e 22 de novembro quatro baladas que seriam realizadas em chácaras e recintos fechados de Ourinhos foram canceladas pela Fiscalização Municipal. As atrações no estilo "balada" estão proibidas por decreto que foi publicado em outubro deste ano com uma série de medidas para evitar a propagação do Covid-19. Qualquer evento com aglomeração de pessoas que descumpra o distanciamento social não pode ser realizado.
BARES E RESTAURANTES TÊM REGRAS
Apenas bares e restaurantes estão autorizados a funcionar desde que sigam todas as determinações de higiene e saúde relacionadas no decreto publicado dia 16 de outubro na edição Entre as medidas estão limitar no interior do estabelecimento 40% da capacidade estabelecida, espaçamento de 2 metros entre as mesas e regras específicas para músicos. O decreto pode ser acessado na íntegra no www.ourinhos.sp.gov.br/diario-oficial.
SALÃO DE FESTAS TEM REGRAS
Em relação ao funcionamento de salões de festas, as regras foram publicadas no , na edição 1.441. Entre as regras estão o funcionamento de segunda a domingo, das 10h às 00h, com 30% da capacidade estabelecida pelo A.V.C.B., não excedendo 100 convidados, independentemente da capacidade do estabelecimento, com duração máximo de 4 horas por evento. O decreto pode ser acessado na íntegra no www.ourinhos.sp.gov.br/diario-oficial.