A Prefeitura de Ourinhos promoveu na manhã de quinta-feira (10) uma fiscalização intensiva para cumprimento das normas contra o Covid-19 nas ruas no comércio. Mais de dez servidores verificaram a utilização de máscaras, disponibilização de álcool gel nas lojas, distanciamento nas filas e controle de acesso para evitar aglomerações. Um estabelecimento foi multado. A partir de agora as fiscalizações ocorrem duas vezes por dia. O endurecimento da medida ocorreu após Ourinhos bater recorde de casos, com 63 confirmações em um único dia. A população aprova a medida.
“Trabalho todos os dias aqui no centro e infelizmente tem gente aglomerando e sem usar álcool gel. É preciso respeito a todos que estão aqui para que a gente trabalhe com segurança. O coronavírus é grave e precisamos continuar nos prevenindo”, diz Eduarda Melo, promotora de vendas.
“Acho que precisamos de mais fiscalização pois as pessoas estão despreocupadas com o vírus. Procuro não entrar em locais com mais de três pessoas, estar em ambientes arejados e ficar em casa sempre que possível. Vim aqui com a compra planejada”, relata o aposentado Antônio César de Oliveira.
“A situação é alarmante e a fiscalização é essencial para que as pessoas usem máscara. É para a segurança para todos, para o bem da própria família e do bem-estar da população”, ressalta Ricardo Siqueira, contador.
APLICAÇÃO DE MULTAS
Durante a ação um supermercado foi autuado como reincidente por não realizar o controle de entrada de pessoas e foi multado em 30 UFMs (R$3.037,20). Desde junho, a Prefeitura já realizou mais de 360 notificações e aplicou 30 multas nos estabelecimentos que descumpriram os decretos municipais.
DIA E NOITE
A fiscalização será feita duas vezes ao dia, inclusive aos finais de semana, no comércio, praças, casas de festas, igrejas, entre outros locais públicos. Denúncias sobre festas, aglomerações e estabelecimentos que desrespeitam as medidas de segurança podem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99613-2753.