16 DEZ 2020
Saúde lança alerta para prevenir aparecimento de escorpiões

Manter os quintais limpos, não jogar entulho nos terrenos, tapar os ralos e vedar a base das portas são importantes medidas preventivas para evitar o surgimento de escorpiões, que se proliferam no calor. Manter a residência limpa também é uma das principais formas de evitar o aparecimento do escorpião, que se alimenta principalmente de baratas. O auxílio da população é fundamental para evitar uma nova epidemia como a ocorrida em 2018.

O escorpião amarelo, mais comum no interior de São Paulo é um dos mais perigosos. O veneno atinge o sistema nervoso, provoca alterações respiratórias e acúmulo de líquidos nos pulmões.

“Nós orientamos a população a manter os quintais limpos e livres de entulhos. Evitar acumular lixo, assim como verificar os calçados e as roupas antes de vestir”, orienta Robert da Costa Ribeiro, Diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.

A pessoa que encontrar um escorpião dentro da residência deve matar o bicho da forma mais segura possível e entrar em contato com o Núcleo de Controle de Vetores, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, pelo telefone 3326-9323. Caso a pessoa seja picada deve ser levada imediatamente à UPA.