15 FEV 2021
COMBATE À COVID-19
Pesquisadores mundiais escolhem Ourinhos para desenvolvimento de pesquisa inovadora contra a COVID-19

O Imperial College London (uma das melhores Faculdades do mundo), a University of Nebraska e a Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu implantarão na cidade de Ourinhos o primeiro Centro de Testagem de um moderno dispositivo na América Latina.

Os investimentos serão em torno de R$ 6,5 milhões. Cada amostra realizada custará 600 dólares em média, sem nenhum custo para o município de Ourinhos.

Diversos pesquisadores renomados, como a Dra. Juliana Floriano (Brasil), Dr. Jiri Adamec (EUA), Dra. Camila Braga (EUA), Dr. Carlos Graeff (Brasil) e Dra. Costanza Emanueli (Londres) estão desenvolvendo um moderno dispositivo que irá fornecer um sistema analítico em miniatura que permite que enfermeiros, assistentes médicos e farmácias obtenham dados quantitativos simultaneamente sobre vários biomarcadores de uma única gota de sangue. Um sistema de baixo custo, poderá ser utilizado como um leitor de telefone celular, que a longo prazo desenvolverá ensaios de biomarcadores para inúmeros tipos de doenças.

Todos os dados identificados e validados poderão ser utilizados em prol da população ourinhense, brasileira e mundial. A cidade de Ourinhos já está apta para iniciar os testes do dispositivo e armazenamento de amostras, graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura na pandemia.

Todos os dados obtidos pela equipe da Prefeitura de Ourinhos, através da Secretária de Saúde Cássia Palhas, bem como os dados multiômicos, genéticos e de microRNA obtidos pela Dra Juliana e Profa Costanza irão compor amplo banco de dados inovador provendo enorme benefícios no enfrentamento da pandemia, tornando Ourinhos destaque mundial no combate à COVID-19.