16 ABR 2021
COMBATE À COVID-19
Fiscalização age contra festas clandestinas em chácaras e residências

A Prefeitura de Ourinhos, por meio das equipes de fiscais da Vigilância Sanitária, de Postura e Meio Ambiente, tem intensificada a fiscalização na cidade com o objetivo de evitar que a população promova aglomerações, principalmente com as realizações de festas em chácaras e residências.

De acordo com os Decretos Estadual e Municipal que estabelecem medidas de contingenciamento, de caráter temporário, em continuação a prevenção de contágio pela Covid-19, estão proibidas atividades que acarretem aglomerações e desrespeito as regras sanitárias e ao distanciamento social.

As equipes de fiscais têm atuado para cumprir as normas previstas em decreto. Por meio do disk denúncia, houve a fiscalização de inúmeras festas neste início de 2021.

Somente o setor de Postura atendeu 14 ocorrências desde janeiro que resultaram em oito autuações e no encerramento de todas as festas. Já a equipe do Meio Ambiente visitou cinco atividades em chácaras. Ao menos uma pessoa foi conduzida ao Plantão Policial por descumprir as regras sanitárias.

A equipe da Vigilância Sanitária também atendeu denúncias de festas em chácaras, sendo que duas pessoas foram notificadas e uma autuada. Também houve visita em residências onde houve a notificação de uma pessoa e a emissão de uma multa.

BALANÇO DA FISCALIZAÇÃO

Desde o início da pandemia, em abril de 2020, a Prefeitura tem feito sua parte e atuado de forma preventiva para impedir a realização de aglomerações, principalmente em festas onde há o maior risco da propagação do vírus.

Em 2020, as equipes de fiscalização visitaram 905 locais (estabelecimentos comerciais e festas), sendo aplicadas 51 multas e conduzidas oito pessoas ao Plantão Policial.

Em apenas três meses de 2021, as equipes já visitaram 448 locais e aplicaram 133 multas por desrespeito as regras sanitárias. Duas pessoas foram encaminhadas ao Plantão Policial e um estabelecimento foi interditado.

Neste momento mais difícil da pandemia com o registro de mortes diárias e aumento de casos na cidade, a Prefeitura de Ourinhos orienta a população a não realizar festas, seja em chácaras ou residências.

Para fazer uma denúncia a respeito de alguma festa clandestina, basta entrar em contato por meio do Disk Denúncia pelo número de WhatsApp (14) 99613-2753.