O Pronto Atendimento no Hospital Covid a pacientes com sintomas característicos da doença foi retomado na manhã de segunda-feira (03). O serviço, que teve início na quarta-feira (28), foi suspenso temporariamente devido a uma intercorrência com a escala de plantão com a ausência de profissionais médicos.
Para a normalização do pronto atendimento, foram contratados novos profissionais médicos: três para trabalhar no plantão e mais dois intensivistas para auxiliar no tratamento de pacientes internados.
Importante frisar que em nenhum momento as atividades de internação ou de cuidados com os pacientes no Hospital de Campanha foram prejudicados nestes últimos dias e o local continuou recebendo pacientes de Ourinhos e região encaminhados pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).
Para prestar o serviço de pronto atendimento, o Hospital Covid foi todo reestruturado. Foram instalados oito novos leitos de estabilização, mais 10 de internação, novos equipamentos, entre eles, um aparelho de raio-x, novos pontos de oxigênio, instalação de uma mini usina de oxigênio e de um compressor específico de ar comprimido.
A reestruturação também contemplou a criação de três consultórios médicos no saguão do Hospital e ainda a instalação de uma tenda no estacionamento do hotel onde os pacientes irão aguardar pelo atendimento.
As melhorias no Hospital Covid irão contribuir para desafogar o atendimento na UPA e nos Postos de Saúde, melhorar e ampliar a capacidade de atendimento das pessoas com Covid e minimizar o máximo possível à transferência de pacientes para UTI.
O Hospital Covid de Ourinhos, situado no Grande Hotel, é o único hospital de campanha em funcionamento na região. O local serve de acolhimento para tratar os pacientes e mantê-los isolados do contato com as pessoas e assim conter uma maior disseminação do vírus na cidade.