Dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No ano de 2020 as denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes registradas pelo DISQUE 100 em âmbito nacional, sofreram uma queda expressiva após o mês de abril, comparado aos meses anteriores ao início da pandemia.
Essa queda foi atribuída principalmente ao fato das vítimas estarem convivendo ainda mais com os agressores por conta do isolamento social necessário para o enfrentamento da COVID-19. Devido ao cenário, apresentam também uma dificuldade maior em denunciar esses casos, principalmente tratando de crianças e adolescentes.
Segundo dados da Secretaria dos Direitos Humanos, no Brasil, a cada 8 minutos uma criança ou adolescente é abusado sexualmente, 80% dos abusos acontecem dentro de casa e apenas 2% são denunciados.
Você pode ser a voz de quem ainda não sabe como pedir ajuda. Denuncie.
Fique atento aos sinais que podem aparecer: mudanças repentinas de comportamento de crianças e adolescentes, sentimentos como tristeza profunda, choro sem motivo aparente, dificuldade para dormir, medo de ficar sozinho, dores, inchaço ou lesões nas partes genitais.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima, através do Disque Direitos Humanos (Disque 100), pelo WhatsAPP do Disque 100 – (61) 99656-5008, pelos telefones do Conselho Tutelar (3322-1159 / 99762-7928) ou pelo APP Proteja Brasil que pode ser baixado de forma gratuita pelas plataformas IOS ou Android.