14 MAR 2014
SAÚDE
CAMPANHA DE BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS ENCERRA-SE NESTA SEXTA-FEIRA

Esta campanha objetiva diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose. Em muitas situações a doença confundida com uma gripe mal curada, e os pacientes demoram para procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

Os agentes de saúde de cada uma das Unidades Básicas e Unidades de Saúde de Família existentes na cidade, estão percorrendo as casas das respectivas regiões, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose.

Além disso, a vigilância epidemiológica alerta que os casos em que qualquer pessoa que apresente tosse que dure três semanas ou mais é chamada de Sintomático Respiratório e deve ser encaminhada a uma unidade de Saúde para pesquisa de Tuberculose, fazendo um exame de escarro.

O exame de escarro pode ser coletado nas unidades de saúde do SUS Municipal, em qualquer época do ano, mesmo sem Campanha específica para esse fim. As pessoas que tiverem algum tipo de dúvida deverão procurar a unidade básica de saúde mais próxima.