19 MAR 2014
SAÚDE
PROJETO AGENTE MIRIM DA SAÚDE É CLASSIFICADO ENTRE 100 MELHORES RELATOS EM MOSTRA NACIONAL

O Projeto Agente Mirim da Saúde, promovido pela Unidade de Saúde da Família Pacheco Chaves em parceria com a EMEF Profº Jorge Herkrath, ficou classificado entre os 100 melhores relatos na IV Mostra Nacional de Experiências Exitosas na Atenção Básica/Estratégia Saúda da Família.

O intuito do evento é a valorização das experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. No total, foram inscritos 900 projetos para serem avaliados. Apenas 100 foram selecionados para serem apresentados nas chamadas Cirandas de Experiências, que são rodas para a apresentação de relatos, organizadas a partir dos eixos temáticos e com participação de um mediador convidado. O projeto ourinhense foi um dos selecionados.

O PROJETO

Desde 2003 a USF Pacheco Chaves, iniciou o trabalho em parceria com a escola EMEF Jorge Herkrath, com foco no combate a dengue entre outras doenças. A princípio a equipe dos Agentes Comunitários de Saúde reuniam-se com as crianças nas escolas, levando informações sobre o que é a Dengue, como se desenvolve, principais sintomas, meios de transmissão e principalmente como podemos evitar a proliferação do mosquito Aedes Egypti.

As ações foram intensificadas gradativamente e, em 2009 o trabalho ganhou o formato de Programa Agente Mirim da Saúde.

Assim, o projeto passou a ter um cronograma de ações mensais, intercalando atividades em sala e nas ruas, para eliminação de possíveis criadouros, visitas domiciliares com os Agentes Comunitários da Saúde e passeatas para conscientização dos alunos e comunidade.