Na quarta-feira (27), o futuro Espaço Histórico Ferroviário recebeu uma revitalização externa com o trabalho de arte urbana do projeto “Memórias de uma cidade paulista”. O local foi contemplado com a pintura em grafitagem de uma Maria Fumaça e vagões de trem.
O projeto de Ourinhos “Memórias de uma cidade paulista” foi um dos 10 contemplados no programa Arte Urbana SP do governo paulista, que apoia à realização de murais de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional.
O trabalho de revitalização por meio do projeto foi realizado pelo artista ourinhense Conrado Zanotto e contou com a participação de alunos de escolas municipais e de assistidos do CAPS, que integraram uma oficina de grafitagem.
O secretário de Cultura Vinicius Costa destacou a importância deste trabalho de grafitagem, que traz mais vida ao futuro espaço ferroviário. “Este trabalho artístico é um resgate da memória da cidade e traz mais vida para este espaço, que está sendo todo revitalizado e que se tornará mais uma atração turística de Ourinhos”.
O artista Conrado Zanotto falou da satisfação de desenvolver o trabalho juntamente com os alunos das escolas municipais e CAPS. “Esse trabalho traz um sentimento de pertencimento para estes jovens, que vão ver o desenho delas no muro, além de estimular a criatividade e liberar em cada um deles um tipo de conhecimento que vai além do teórico, baseado na prática artista”.
O vice-prefeito Lucas Suzuki também esteve no Futuro Espaço Histórico Ferroviário e prestigiou a oficina com os alunos das escolas municipais.