27 MAR 2014
DESENVOLVIMENTO URBANO
CONTORNO FERROVIÁRIO: DNIT LANÇA EDITAL DE LICITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO BÁSICO AMBIENTAL

Por Agência JP2

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte de São Paulo (DNIT), Ricardo Madalena, ao lado da prefeita Belkis Fernandes, anunciou em entrevista coletiva à imprensa na sala de reuniões da prefeitura de Ourinhos na tarde desta quarta-feira, dia 26, a abertura da licitação do Plano Básico Ambiental (PBA) para a obra do Contorno Ferroviário. Com o PBA, o município irá contemplar as exigências do Ibama para licenciamento ambiental.

O Pregão está previsto para ocorrer no próximo dia 23 de abril. A empresa vencedora do certame terá o prazo de 360 dias para a execução dos trabalhos, que culminará na obtenção da Licença de Instalação das obras do contorno ferroviário de Ourinhos.

Ricardo Madalena informou que já existe um esforço político para que a obra seja incluída no PAC, mesmo sem a obtenção da LI. “Caso consigamos incluir a obra no PAC, já poderemos licitá-la ainda este ano. Porém, teremos que aguardar a LI para dar a ordem de serviço. Mas isso é uma vantagem grande, porque a obra poderá ter início já em 2015”, disse o superintendente do DNIT.

A viabilização das obras está se tornando realidade em virtude dos esforços despendidos pela Superintendência do DNIT no Estado de São Paulo na tramitação célere do processo de contratação dos estudos.

Para Ricardo Madalena, o contorno ferroviário se tornará um marco na história da cidade, retirando toda a movimentação de trens da área urbanizada, diminuindo significativamente a ocorrência de acidentes de trânsito e melhorando a mobilidade urbana.

A prefeita Belkis Fernandes comemorou mais essa importante etapa para efetivação deste antigo pleito do município. “Comemoramos cada conquista do contorno. Agora, com o Plano Básico, podemos paralelamente continuar o nosso pleito político para que o projeto executivo seja incluído junto ao PAC. Acho que há uma perspectiva muito boa para já iniciarmos essa obra no ano que vem”.

FOTO: Vereador Flávio Ambrozim, prefeita Belkis Fernandes, superintendente do DNIT Ricardo Madalena e secretário de Desenvolvimento Urbano Valdir Bergamini