15 MAR 2023
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Luana Pocay é a primeira-dama que mais se destaca no Brasil com mais de 20 ações ativas pelo Fundo Social
Nos últimos anos, o Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos tem sido uma verdadeira referência no apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, graças à atuação da primeira-dama Luana Pocay. Com um olhar sensível e humano, ela vem promovendo ações que estimulam a solidariedade da sociedade e capacitam as famílias por meio da qualificação profissional.

Sob a liderança de Luana, o Fundo Social tem trabalhado em parceria com Secretarias Municipais, instituições sociais, empresas e a sociedade civil, além do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, para planejar ações integradas e eficazes. Um dos pontos altos dessa integração é a parceria com os principais serviços sociais do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro Pop.

Desde 2021, o Fundo Social já implementou mais de 20 programas e ações em Ourinhos, como a Campanha do Agasalho, o Casamento Comunitário, o tradicional Yakissoba da FAPI, a doação de casinhas para animais de rua, a Canjica Solidária em prol das mulheres com câncer, o Brinquedo Solidário, a Bolsa Solidária e a Campanha de incentivo à doação de leite materno. Além disso, em parceria com instituições como o Senac e o Sebrae, foram oferecidos cursos de capacitação e qualificação para a população.

Durante a pandemia de Coronavírus, o Fundo Social também teve um papel fundamental no amparo às famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o apoio da sociedade civil e dos empresários locais, o órgão conseguiu atender a demanda reprimida das famílias, garantindo alimentação para os mais necessitados.

O trabalho exemplar e os resultados positivos do Fundo Social sob a gestão de Luana Pocay chamaram a atenção em todo o Brasil. Tanto que, no início deste ano, representando a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios Paulista, ela se reuniu com a primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, para discutir projetos de sucesso desenvolvidos em Ourinhos que poderiam ser implementados em outras regiões do Estado. Em fevereiro, como presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado de São Paulo, Luana se encontrou em Brasília com a 2ª primeira-dama do Brasil, Lu Alckmin e Ana Estela Haddad, esposa do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar demandas importantes voltadas às políticas públicas para as mulheres, especialmente àquelas que passaram por tratamento oncológico devido ao câncer de mama.

Segundo Luana Pocay, o objetivo é ampliar as ações do Fundo Social para todo o Estado. "Queremos causar um impacto real na redução das desigualdades sociais como a fome, o desemprego e outras questões urgentes não só em Ourinhos como no Estado. Acredito que com uma rede de apoio incluindo outros municípios, a sociedade, o Poder Público, empresários e entidades, vamos atingir esse objetivo".