13 JUL 2023
PROCON
Procon Ourinhos encontra diferença de até 288% nos preços dos medicamentos

A unidade municipal da Fundação Procon em Ourinhos visitou seis diferentes drogarias da cidade no início do mês de junho para realizar uma Pesquisa Comparativa de Preços de Medicamentos. A lista de produtos continha 52 medicamentos, sendo metade genéricos e metade de referência.

A maior diferença percentual encontrada entre os produtos foi a do medicamento genérico loratadina, com 288,18% na comparação entre o local com o menor e maior preço. O medicamento foi encontrado a R$4,99. Seu preço médio nas farmácias é de R$12,34, com teto de R$19,37.

A pesquisa também identificou que o consumidor pode economizar em média 55% caso opte por medicamentos genéricos em comparação com os remédios de referência, popularmente chamados “de marca”.

Uma das farmácias pesquisadas tinha 93% de preços médios mais baratos que a média, enquanto outra registrou apenas 11% dos itens mais baratos. Na consulta à lista, é possível ver qual medicamento fica mais em conta em cada local.

Os valores foram coletados levando em conta o preço com desconto máximo para o cliente comum, ou seja, sem a exigência de cadastros ou convênios que possam garantir um percentual de desconto maior para os produtos. Além disso, não foram considerados os preços do programa Farmácia Popular. Os dados da pesquisa não podem ser utilizados para fins publicitários.

A pesquisa completa pode ser acessada no link: https://bit.ly/proconmedjun23our .

DICAS EXTRAS

• Informe-se se você se encaixa nos programas sociais do governo para obter descontos ou até mesmo o medicamento gratuito.
  • Saiba se o estabelecimento oferece descontos para planos, convênios, programas de fidelidade, entre outros.
  • Sempre verifique prazo de validade e dados de fabricação nas embalagens, cartelas e frascos.
  • Os preços podem mudar conforme a unidade da própria drogaria, franquias, ou venda online.
  • Você pode consultar a lista de Preços Máximos no site da Anvisa e nas próprias farmácias.