20 MAI 2014
SAÚDE
BAIXO ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL DE OURINHOS É DESTACADO DURANTE ABERTURA DA JORNADA DE PEDIATRIA

No último final de semana, 16 e 17, foi realizado no Teatro Municipal Miguel Cury pela Secretaria Municipal de Saúde, a Jornada de Pediatria 2014.

A abertura oficial do evento que foi destinado a pediatras, profissionais da UPA, postos de Saúde, Programas de Saúde da Família, estudantes e profissionais que trabalham na área de pediatria de Ourinhos e região, contou com apresença da prefeita Belkis Fernandes, do vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, do secretário de Saúde André Mello, do Chefe da UTI infantil Dr. Eder Carvalho Sousa, dentre outros profissionais da área.

A prefeita Belkis deu as boas-vindas a todos e ressaltou o baixo índice de mortalidade infantil da cidade. “É um grande prazer Ourinhos sediar essa jornada de pediatria. No ano passado sediamos a Jornada de Geriatria e Gerontologia e neste ano a de Pediatria. Graças a Deus temos profissionais no nosso município imbuídos com esse espírito de fazer as coisas acontecer. Agradeço aos nossos patrocinadores que tornaram esse evento realidade. Agradeço aos palestrantes que nos proporcionam essa capacitação de alto nível. Quero aproveitar e falar para vocês que no dia de hoje a TV TEM exibiu uma reportagem destacando nossa cidade como referência na mortalidade infantil. Tivemos um índice de 4,33 para cada mil crianças nascidas vivas. Agradeço profundamente aos profissionais da área de saúde, pública e privada pelo trabalho dessa rede integrada. Vemos o resultado que nos engrandece muito. O Governador Geraldo Alckmin veio aqui e elogiou nosso índice, então nosso desafio é mantê-lo e vamos continuar trabalhando para isso. Desejo que essa jornada seja muito produtiva e com excelentes resultados”, frisou a prefeita.

O secretário André Mello saudou os presentes. “Agradeço a presença de todos. O momento especial desta noite revela o árduo esforço dos profissionais empenhados na luta incessante da capacitação e atualização dos profissionais da saúde, em especial da área de pediatria. A alegria da concretização dessa jornada de pediatria é compartilhada com toda sociedade ourinhense, que ansiosa por recepcioná-los, de braços abertos acolhe vossas senhorias que prestigiam este evento. Somos privilegiados por recepcionar palestrantes de tão alto gabarito que ao compartilhar seus conhecimentos não deixam morrer consigo os frutos de sua sabedoria e possibilitam o cumprimento de um dos mistérios da administração pública que é a busca incessante da capacitação dos profissionais da saúde e por extensão a toda sociedade ourinhense. Agradecemos ao Dr. Eder pelo apoio e atenção e aos nossos parceiros que desenvolveram esse projeto que se concretiza”, relatou.

Dr. Gilberto Severino, vice-prefeito e médico também fez suas considerações. “Desejo que o Dr. Jayme Murahovschi e o Dr. José Roberto Fioretto sejam bem-vindos. A presença de vocês engrandece a nossa alma sobre os cuidados que devemos ter com as crianças. Parabéns pela jornada”, elogiou.

Dr. Eder Carvalho de Sousa, um dos organizadores do evento falou sobre a importância da pediatria. “Esse é um grande momento de confraternização de pediatria de Ourinhos e região. Nossa especialidade é muito importante, cuida de crianças e adolescentes do futuro. Digo que o pediatra tem uma vocação de herói, porque no fundo a gente quer salvar e promover a vida de crianças. Essa missão é muito nobre e precisa ser valorizada. Temos a oportunidade de receber aqui duas pessoas que são muito importantes que são os palestrantes desta noite, o Dr. Jayme Murahovschi e Dr. José Roberto Fioretto, ambos professores e pediatras que tem uma grande produção de conhecimento na área da pediatria brasileira”, informou.

Dr. Jayme abordou os temas de ambulatório, consultório e atendimento básico e o Dr. José tratou de temas de urgência e emergência, relacionados a Pronto Socorro e UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O início da solenidade foi abrilhantado por uma apresentação musical de piano e clarinete por Juliana Vita e Eduardo Marinho da Escola Municipal de Música e ao final os palestrantes da noite foram agraciados com placas de homenagem entregues pela prefeita Belkis, pelo secretário de Saúde André Mello e pelo vice-prefeito Dr. Gilberto Severino.

Também estiveram presentes os secretários municipais Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha” (Assistência Social), Fernando Cavezzale (Cultura) e José Claudinei Messias (Desenvolvimento Econômico).