21 MAI 2014
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APRESENTA O PROJETO COOPERJOVEM

No último mês, a Secretaria Municipal de Educação recebeu, no CREF – Centro de Referência do Ensino Fundamental, a equipe do Programa Cooperjovem que o apresentou oficialmente ao público presente.

O evento contou com a presença dos professores da EMEF Prof. Jorge Herkrath, escola contemplada com o Programa Cooperjovem e que desenvolverá o projeto piloto, a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lavínia Xavier, o Presidente da Cooperativa de Ensino – Colégio Pólis, Dejair Besson, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e demais convidados.

O objetivo do Programa Cooperjovem é a promoção da cultura da cooperação e disseminação da doutrina, dos princípios e dos valores do cooperativismo, por meio de práticas que valorizem os educadores, desenvolvendo a educação cooperativa no cotidiano escolar.

Em Ourinhos, a iniciativa deu-se por meio do contato do SICOOBCREDIMOTA (Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil – Cândido Mota) com a Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Cooperjovem, que tem como tema: Educação para a cooperação: uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa, é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido em âmbito nacional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2000. Em 2001, o programa foi implantado pelo Sescoop/SP, que assumiu sua coordenação em âmbito estadual em parceria com as Cooperativas e Secretarias de Educação.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, este programa é uma oportunidade única para dar um passo muito importante em direção ao que diz respeito à cooperação, em que a proposta está alicerçada nos princípios e valores cooperativistas, visando à opção consciente dos educadores por uma educação cooperativa.

FOTO: Estiveram presentes professores da EMEF Prof. Jorge Herkrath, a representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Lavínia Xavier, o Presidente da Cooperativa de Ensino – Colégio Pólis Dejair Besson, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e demais convidados