24 MAI 2014
VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA PARA CÃES E GATOS TERÁ INÍCIO NESTE DOMINGO, 25

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e por meio da Equipe do Núcleo de Controle de Vetores, informa que neste domingo, 25, terá início a 32ª Campanha de Vacinação anti-rábica para cães e gatos.

A Campanha deste ano será efetuada em duas fases (em dois tempos): agora em maio-junho e a 2ª fase no mês de setembro. Em maio–junho a vacinação ocorrerá somente aos domingos: 25 de maio, 1° de junho e 8 de junho, conforme relação dos locais que segue abaixo.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri as datas estão sujeitas a mudanças. “Vai depender da situação climática: se chover a vacinação será adiada”, informou.

A VACINAÇÃO

A vacina é gratuita e todos os animais a partir de três meses de idade devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes e as que estão amamentando, pois a vacina não oferece riscos aos filhotes nem à mãe. As seringas e agulhas são descartáveis, sendo uma para cada animal.

A Campanha de Vacinação Contra a Raiva Canina é uma das ações do Programa de Controle da Raiva do município. O objetivo da Campanha anual de vacinação contra raiva para cães e gatos têm por objetivo estabelecer em curto espaço de tempo, uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva na população canina de uma comunidade e o comprometimento das populações felina e humana.

A vacinação contra a raiva de cães e gatos é um dos procedimentos que mais contribui para que a raiva seja controlada nessas espécies, evitando dessa maneira a doença em seres humanos.

A vacina não tem contra indicação. Nas Campanhas, recomenda-se vacinar todos os animais, independente da faixa etária.

• População estimada de cães-2014: 16.233 cães. Meta /Cobertura esperada de 80%, ou seja, vacinar no mínimo 12.986 cães.

• População de estimada de gatos-2014: 1.114 gatos. Meta/ Cobertura esperada de 80%, ou seja, vacinar no mínimo 891 gatos.

A estimativa da população canina e felina dos municípios do Estado de São Paulo foi revista e atualizada pelo Instituto Pasteur.

O QUE É A RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos seres humanos através de mordida, arranhão ou lambedura por animais contaminados pelo vírus rábico das seguintes espécies: canina, felina, quiróptera (morcego), primata (macaco), herbívoros (bovinos e equinos), raposa, etc. Lembrete: ratos não transmitem a raiva.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens sendo, portanto, uma zoonose.

Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais), devendo haver, principalmente por parte dos municípios, um melhor desempenho nas atividades de controle da raiva animal.

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA VACINAÇÃO

DICAS AOS RESPONSÁVEIS POR ANIMAIS DOMÉSTICOS DE ESTIMAÇÃO E COMPANHIA (CÃES E GATOS)

Para maior segurança dos animais, de seus proprietários e da equipe de vacinação, solicitamos que sejam obedecidas as seguintes orientações:

1- Os animais devem ser conduzidos por pessoas adultas. Deve-se evitar que os animais sejam levados por crianças para evitar acidentes.

2- Gatos: leve seu gato ao local de vacinação em sacolas, bolsas de lona, carrinho de feira ou caixas de transporte. Em razão da maior dificuldade de transporte e contenção de gatos, os felinos terão atendimento preferencial nos postos. Quando da chegada ao posto de vacinação, o dono do gato deverá procurar diretamente o vacinador.

3- Cães dóceis: devem ser levados aos postos de vacinação, com coleiras, guias ou cordas amarradas com um dedo de folga, para que possam ser bem contidos. Devem ser conduzidos por pessoas que possam controlá-los.

4- Cães bravos: devem usar focinheira e guia curta (conforme regulamentação em legislação estadual), para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas. Devem ser conduzidos por pessoas que possam controlá-los.

5- Não levem coelhos e macacos, pois a vacinação é só para cães e gatos.

6- É importante levar a carteira de vacinação do animal. Se perdeu a caderneta será fornecida uma outra.

7- As seringas e agulhas que utilizaremos são descartáveis e a vacinação é gratuita.