15 SET 2013
Prefeitura de Ourinhos vai contratar 36 novos médicos

Uma aguardada notícia foi anunciada esta semana pelo Governo de Ourinhos: 36 novos médicos serão contratados, o que refletirá diretamente na melhoria na qualidade dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

A prefeita Belkis Fernandes ressaltou que essa é a quantidade mínima de médicos contratados e que o número pode aumentar de acordo com a demanda. “Nesse momento o processo seletivo é para 10 médicos clínico geral, 10 ginecologistas, 10 pediatras, 04 psiquiatras, 01 endocrinologista e 1 infectologista, que trabalhará no SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas). Esses são números imediatos, mas poderemos aumentá-los”.

Um dado extremamente relevante é que a contratação dos profissionais será realizada pelo regime da CLT, ou seja, por hora de trabalho. Com isso, o médico receberá somente as horas que efetivamente cumprir, o que garantirá a cobertura integral da rede.

O valor proposto é de 80 reais/hora, montante acima do que a maioria dos municípios do país paga, inclusive maior que o realizado pelo próprio Estado de São Paulo. “Muito embora tenhamos minimamente provido a rede básica com médicos contratados pela UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana), buscamos a viabilidade técnica para a contratação via processo seletivo por hora, com uma remuneração bem acima da média nacional, o que também possibilita a necessária flexibilização para a adequação de jornadas de trabalho, o que gerará maior interesse dos profissionais pela seleção. Assim, por exemplo, um médico com jornada diária de 4 horas terá ao final do mês um salário superior a R$ 6.000,00”, explica o secretário de saúde Andre Mello.

O secretário falou também sobre as dificuldades da área da saúde no Brasil e o trabalho a ser desenvolvido no município. “Este é o nosso trabalho, viabilizar tecnicamente os serviços e gerir os recursos com responsabilidade, pois, muito embora todos tenham conhecimento dos sérios problemas que a saúde enfrenta em nosso país, em especial a falta de recursos por deficiência de financiamento Estadual e Federal, cabe-nos a obrigação de lutar contra essas dificuldades para atender nossa população em suas necessidades elementares”, finalizou.