16 SET 2013
CULTURA
SECRETARIA DE CULTURA VAI REALIZAR A 8ª MOSTRA DE FILMES CURTA METRAGEM DE 21 A 26 DE OUTUBRO

Será realizado novamente este ano, de 21 a 26 de outubro, a mostra de filmes de curta metragem “Curta Ourinhos”, promovida durante 7 anos e interrompida no ano passado.

“Por uma questão orçamentária o Curta Ourinhos não aconteceu em 2012, mas, este ano, conseguimos viabilizar a realização de mais esse importante evento cultural para nossa cidade”, afirmou a prefeita Belkis Fernandes.

A Secretaria Municipal de Cultura abriu inscrições para filmes com até 30 minutos de duração através do hotsite www.culturaourinhos.com.br/curtaOs filmes devem ser entregues diretamente na SMC ou enviados pelo Correio. Uma comissão curadora selecionará os filmes que participarão da mostra competitiva. O prazo de inscrição segue até o dia 30 de setembro. Serão premiados os 3 melhores filmes com valores de R$ 3, R$ 2 e R$ 1 mil, respectivamente.

Objetivando o fomento à atividade cinematográfica em Ourinhos, a Secretaria de Cultura programou também um curso de cinema com 5 oficinas diárias, cada uma com carga horária de 6 horas tratando de estudos fundamentais para quem se interessa pela chamada 7a arte, como roteiro, direção de arte, som, fotografia e montagem. Para as oficinas, as inscrições serão abertas no início de outubro.

Segundo o secretário Fernando Henrique Mella Ribeiro (Cavezali), esse projeto visa agregar elementos conceituais e técnicos que contribuam com a construção de um olhar e de uma cultura cinematográfica que levem a formação de profissionais consistentes e atuantes. “Também queremos propiciar à população local, através dos filmes e oficinas, a ampliação de seu repertório cultural, gostos e sentidos”, disse o secretário.

O 8º Curta Ourinhos, que conta com o apoio do Museu da Imagem do Som da Secretaria de Estado da Cultura, convidou os cineastas José Mojica Marins, mais conhecido por seu célebre personagem “Zé do Caixão”, a diretora e atriz de curta metragens Lis Vamp (filha de Mojica) e produtores do Núcleo de Audiovisual Nós do Morro, do Rio de Janeiro. “Teremos uma semana rica em estudos e debates sobre cinema”, finalizou o secretário Fernando Cavezali.